LusoJornal / Jorge Campos

Associação Portuguesa de Ecully acolheu novo Cônsul de Portugal em Lyon

A Direção e os sócios da Associação Portuguesa de Ecully (69), nos arredores de Lyon, acolheram num jantar de “boas vindas”, o novo Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, acompanhado pela esposa.

Também estiveram presentes o Maire de Ecully, Yves-Marie Ulrich, e o Conselheiro das Comunidades Portuguesas, Manuel Cardia Lima, para além dos Presidentes das associações vizinhas.

“Tenho todo o gosto em estar aqui presente em Ecully e posso dizer que foi esta a associação que primeiro me convidou a visitá-los, quando cheguei a Lyon” disse ao LusoJornal o Cônsul Geral. “Tenho vindo a visitar e a responder aos convites das associações, para as conhecer melhor. Já estive em Dôle, em Clermont-Ferrand, entre várias outras associações aqui à volta de Lyon. Mas sempre tive o mesmo acolhimento, e senti a alegria da nossa Comunidade” disse na sua intervenção, agradecendo ao Presidente David Antunes e a toda a Direção. “Certamente que nos iremos voltar a ver”.

Ecully é uma cidade do “Grande Lyon”, situada a oeste da aglomeração. Esta Associação portuguesa foi criada nos anos sessenta, e sempre teve o apoio da autarquia, que lhe tem proporcionado locais onde instalaram a sede e outras ajudas materiais. A associação também participa sempre nos eventos da cidade, sociais ou festivos.

“Estou muito contente com o relacionamento que a Mairie e eu mesmo temos com a Comunidade e com esta associação portuguesa” garante o Maire da cidade na sua intervenção. “Cada vez que aqui venho, sinto-me bem e com uma certa tranquilidade. Conheço o Presidente David e somos grandes amigos e de longa data”.

Em outubro de 2018 a associação vai festejar quarenta anos de existência. “Estamos a organizar uma grande festa de aniversário, com a vinda de um grupo musical de Portugal e com outras atrações. Queremos acolher o maior número possível de pessoas na Sala de Festas da cidade de Ecully, para este aniversário cheio de boas lembranças” disse o Presidente David Antunes ao LusoJornal.

No dia 3 de dezembro a associação vai organizar a sua Assembleia Geral com eleições. “Vamos ter eleições para a equipa de direção e um terço dos membros será renovada. Procedemos assim todos os anos para que a implicação nos eventos não seja muito pesada para todos” completou David Antunes.

A sede da coletividade está aberta a todos, aos sábados e domingos.