Basquetebol: Philippe da Silva nos quartos da Champions com o Nanterre

A equipa de basquetebol do Nanterre defronta nesta quarta-feira os Italianos do Virtus Bologna no Palais des Sports da cidade da Região parisiense, num jogo a contar para a primeira mão dos quartos de final da Liga dos Campeões europeus de basquetebol.

A Liga dos Campeões da FIBA é uma prova que foi lançada pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA). A primeira edição da competição começou a 27 de setembro de 2016.

De notar que nesta temporada um clube português esteve presente, o FC Porto, que foi eliminado na primeira ronda de apuramento para a fase de grupos pelos Russos do BK Nijni Novgorod. Do lado dos franceses havia quatro clubes: SIG Strasbourg, JDA Dijon, Le Mans SB e o Nanterre 92.

O Nanterre ultrapassou a terceira ronda de apuramento para a fase de grupos ao derrotar os Finlandeses do Kauhajoki Karhu Basket. Na fase de grupos terminou no 3° lugar no Grupo B com 8 triunfos e 6 derrotas nos 14 encontros da fase de grupos.

Nos oitavos de final, a equipa da Região parisiense eliminou os Turcos do Besiktas, vencendo a primeira mão em casa por 68-59, e derrotando os Turcos também na segunda mão, na Turquia, por 60-62.

Nos quartos de final o Nanterre recebe na primeira mão os Italianos do Virtus Bologna, clube que já arrecadou quatro títulos europeus na sua história. Do lado dos franceses conquistaram dois títulos continentais. A nível nacional a diferença é abismal, visto que os transalpinos arrecadaram 16 títulos nacionais, enquanto o Nanterre tem apenas um título conquistado em 2013.

O Nanterre espera novamente criar uma surpresa após ter eliminado o Besiktas e vai contar com a experiência do treinador-adjunto Philippe da Silva, antigo internacional português e antigo jogador de clubes como o Paris Levallois, Evreux e Rouen, bem como de equipas portugueses como CAB Madeira e a Oliveirense. Desde maio de 2018, após a sua carreira como jogador e o início de uma carreira de Treinador principal no Cergy-Pontoise, é treinador-adjunto de Pascal Donnadieu no Nanterre.

Em entrevista exclusiva ao LusoJornal, Philippe da Silva, adjunto de 39 anos, falou dos objetivos da equipa e da sua experiência pessoal.

Como podemos antever o jogo frente aos Italianos?

Vai ser um jogo complicado visto que mudaram há 10 dias de treinador, por terem mais referenciais a nível internacional e por esta equipa já ter mudado muito em termos de atitude.

Pela primeira vez nos quartos, a equipa acreditava neste percurso?

O objetivo era passar a fase de grupos num dos mais difíceis. Os jogadores fizeram um esforço incrível desde janeiro para pudermos alcançar o apuramento. Queremos todos, alcançar o apuramento para a final four, a final a quatro.

O que representa a Liga dos Campeões no Basquetebol? Ganha importância como no futebol?

Esta competição é a mais importante da FIBA tirando a EuroLeague. O vencedor vai receber 1 milhão de euros, uma ajuda importante para o clube que vencer.

No campeonato interno como tem sido a época do Nanterre?

Como eu disse, por termos um plantel de qualidade e a vontade de todos nós, queremos conseguir alcançar os melhores resultados possíveis. Esta equipa fez um esforço muito grande para conseguir estas proezas: Estarmos presentes em todas as competições ! Estamos nos 3 primeiros desde o início do campeonato, e chegamos aos quartos na Taça da Liga e na Taça de França.

Pessoalmente para o Philippe, como tem sido esta temporada como técnico adjunto?

Estou muito contente de estar presente neste clube e nesta equipa técnica. Tenho o meu espaço de trabalho com o trabalho individual com os jogadores, bem como um trabalho a nível tático com os aspectos ofensivos do nosso ataque.

Que apelo pode fazer para os Portugueses da Região parisiense?

Temos a sorte de ter muitos patrocinadores de origem portuguesa e cada vez mais Portugueses presentes nos jogos ! Espero que vamos ter, no futuro, na nossa equipa um jogador português que possa levar ainda mais as pessoas a se identificar com a equipa e o clube.