Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
LH9c5Q8Naik
Donativos LusoJornal

 

La Couture acolhe um imponente monumento aos soldados portugueses que participaram na I Guerra Mundial. Também nesta aldeia, todos os anos têm lugar as habituais comemorações da Batalha de La Lys, agora perturbadas pela pandemia de Covid-19.

Nesta reportagem em direto de La Couture, conduzida por António Marrucho e com imagens de Luís Gonçalves e Lionel Delalleau, o Maire Raymond Gaquere depôs uma coroa de flores em homenagem aos soldados portugueses.

Com emoção – “porque a minha família esteve implicada no conflito”, diz – Raymond Gaquere lembrou que La Couture, atualmente com menos de 3.000 habitantes, ficou praticamente destruída a 100%. “Não havia praticamente mais nada de pé nesta aldeia” disse ao LusoJornal.

Interrogado sobre o Protocolo de amizade que La Couture – a aldeia onde está o monumento ao soldado português – estabeleceu com Murça – a vila de onde era originário o soldado Milhões – Raymond Gaquere disse que “neste momento é um pouco mais complicado do que no início. Houve um bom arranque, houve bons intercâmbios, nós gostaríamos de ter continuado, implicando as crianças, mas os contactos são um pouco mais complicados. Esperamos, no entanto, que se possa renovar o contacto com os nossos irmãos portugueses”.

 

Comunidade
X