Beausoleil: mais de um terço da população é franco-portuguesa

Mais de um terço da população de Beausoleil (06), uma cidade que faz fronteira com o Mónaco, é de origem portuguesa. Jorge Gomes, Maire Adjoint com o pelouro dos Serviços Técnicos diz que «37% da população é franco-portuguesa ou são binacionais, como é o meu caso».

Em grande parte vêm da zona norte do país, entre Guimarães e Braga. «70 a 80% dos Portugueses que aqui moram vêm daquela região» explica Jorge Gomes ao LusoJornal. Trabalham essencialmente no Mónaco, mas vivem em França, em Beausoleil. «Basta atravessar a rua e estamos no Mónaco» explica o Maire Adjoint.

A agência da Caixa Geral de Depósitos que estava no Mónaco também «atravessou a rua» e passou, há uns anos, para Beausoleil. «É tudo a mesma coisa» diz Maria do Sameiro que nos ouviu falar português. Apenas algumas famílias têm «o privilégio» de morar no Mónaco. «Porque é mesmo um privilégio. Não é para todos».

Jorge Gomes chegou a França em 1991. Veio com os pais. «Fiz a escola aqui. Hoje trabalho na construção civil, sou ‘Chef de chantier’».

Em 2007, na campanha para as eleições municipais de 2008, o Maire convidou-o para integrar a lista. «Aceitei visto o número de Portugueses que reside aqui. Aceitei com muito gosto, claro» confessa.

Em 2008 foram eleitos dois franco-portugueses para a Assembleia municipal: Jorge Gomes e Christiane da Silva. Jorge Gomes «subiu» a 7° Maire-Adjoint, com o Pelouro das obras públicas, dos edifícios municipais, da limpeza urbana e das vias de circulação. «Faço a gestão das obras da cidade, da limpeza, eletricidade, tudo o que é serviços técnicos e tenho 110 pessoas no meu serviço» conta ao LusoJornal.

Beausoleil é uma cidade praticamente integrada no Mónaco. «É como se fossemos Mónaco, mas somos França, por isso tudo quanto fazemos, é em plena concertação com as autoridades do Mónaco» explica ao LusoJornal o Maire da cidade Gérard Spinelli.

Recentemente foi inaugurado na cidade um Memorial aos Soldados Portugueses do Corpo Expedicionário Português (CEP) que participaram na I Guerra Mundial, numa iniciativa do empresário Joaquim Pires, Cônsul Honorário de Portugal em Nice e Presidente Honorário da Delegação PACA da Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP). «Foi muito importante» afirma Jorge Gomes. «Já andamos a trabalhar nisto há vários. É uma satisfação enorme».

Jorge Gomes esteve na inauguração do monumento e foi mesmo a ele que coube a tarefa de colocar a bandeira portuguesa na estrutura de granito que veio de Portugal. Notava-se que estava emocionado «porque nem sempre é fácil, porque estamos fora do nosso país. É mais uma razão para que as pessoas se interessem mais pela nossa cidade».

Não fosse uma região turística, e Beausoleil estaria bem mais vazia durante estas férias de verão. Por outro lado, Santa Cristina de Longos, junto às Taipas, a terra de Jorge Gomes, «com apenas 800 habitantes durante o ano, vai passar a ter 4.500 habitantes em agosto. E a grande maioria estão todos aqui» sorri.