Bernard Fines, um gringo em Paris

No sábado, dia 11 de janeiro, às 21h00, o cantor Bernard Fines e o seu Quarteto, darão um concerto no clube de Jazz parisiense 38Riv.

Bernard Fines apresenta neste concerto “Samba de Gringo”, o seu terceiro álbum, no qual o cantor compartilha a sua intimidade com o Brasil, através das suas composições escritas ao longo dos 22 anos vividos entre Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo.

Para além de Bernard Fines na voz, o Quarteto tem como instrumentistas Ricardo Feijão no baixo, Frédéric Sicart na bateria e Laurent de Oliveira no piano.

Bernard Fines é não somente intérprete, mas também autor, compositor e engenheiro acústico. Viveu 22 anos no Brasil, onde a sua primeira missão foi um projeto de desenvolvimento sustentável com uma ONG franco-brasileira. Os pescadores “caiçaras” (mistura de indianos, portugueses e africanos) convidaram-no para cantar canções francesas acompanhando-se à guitarra. Bernard Fines, em seguida, começou a tocar em bares e em festivais de MPB (música popular brasileira) onde chegou a receber um troféu de vencedor do Festival de Interpretação da MPB.

Aprimorou a técnica musical no Conservatório de Música Popular Brasileira em Curitiba (cursos de canto e percussões brasileiras) e no CIGAM do Rio de Janeiro (cursos de guitarra, harmonia funcional e piano).

Foi em 2000 que Bernard Fines decidiu lançar-se na música como atividade principal, e começou a seguir várias formações no IATEC do Rio de Janeiro: home estúdio, masterização, sonorização, produção fonográfica, produção executiva, produção de música eletrónica e gestão de projetos culturais, bem como os cursos de canto com as cantoras brasileiras Liane Guariente, Malu Rocha e Ju Cassou.

Em 2006, assinou a banda sonora da peça de teatro “Te amo nesta escuridão” de Lu Gastão, com direção de Helena Varvaki, produção executiva de Carla Biolchini, premiada no Funarte-Rio de Janeiro, inteiramente produzida no seu estúdio.

Em seguida, Bernard Fines reforçou a sua notoriedade como produtor do clube “Jazz Village” em Penedo (Rio de Janeiro) e o Penedo Winter Jazz Festival. Foi aí que encontrou o “Júlio Bittencourt Trio” de São Paulo com o qual fez uma tournée de 8 anos, e com o qual gravou 2 CD’s: “Sous le Ciel de Paris” em 2008, através da produtora “Delira Música” do Rio de Janeiro, e “Muito Merci” em 2014 através de produtora MCK de São Paulo, onde Bernard Fines revelou as suas composições, assinando ao mesmo tempo as letras de músicas de artistas brasileiros como Gilson Peranzzetta, Zeca Baleiro, Mário Seve, Nelson Faria, Luís Melodia, Marvio Ciribelli, Leo Gandelman, Daniela Spielman, Idriss Boudrioua e Luís Alves.

O lançamento deste último CD brasileiro aconteceu no mítico clube de Jazz Bourbon Street em São Paulo com a participação da cantora Manu Le Prince e do violonista e compositor brasileiro Filô Machado.

Mais recentemente, Bernard Fines participou na “Masterclass Jazz Vocal” de David Linx, do festival de jazz “Montreux meets Brienz” ao lado dos brasileiros Marvio Ciribelli e Ju Cassou, bem como a abertura do festival “Toques de Jazz” à Beynes, nos Yvelines e o festival “Notas de outono”.

David Linx diz do músico que “a voz de Bernard Fines situa-se, e nós com ele, no meio de um encontro entre suaves influências múltiplas, balançando com maestria entre Nougaro, Jonasz e um Brasil de outrora, porém sem nostalgia. Bernard Fines não se perde nas suas múltiplas referências, pelo contrário, domina-as luminosamente acompanhado de excelentes músicos”.

O seu álbum “Samba de Gringo” produzido pela Associação SambaJazz Produções, distribuído por Inouïe Distribution foi lançado no dia 22 de novembro de 2019.

Localizada no coração do Marais, 38Riv, que tira o seu nome da sua localização no número 38 da rua de Rivoli, é uma bela cave abobadada do século XII, um clube com vários concertos de jazz, música brasileira, jam sessions e música barroca. O local também pode ser alugado para festas particulares.

 

38Riv

38 rue de Rivoli

75004 Paris

www.38riv.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]