LusoJornal / Carlos Pereira

Berta Nunes defende um Museu da emigração com vários núcleos, até nas Comunidades

A nova Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas disse em Champigny-sur-Marne que o projeto de realização de um Museu nacional da emigração “avança”. Interrogada pelo LusoJornal, Berta Nunes explicou que “existia já um projeto que ainda não está muito concretizado, que é um Museu da emigração em Matosinhos, porque a Câmara municipal de Matosinhos também se disponibilizou a fazer o próprio edifício e a contribuir”.

Mas Berta Nunes lembrou que a própria Secretaria de Estado tem um projeto de memória que está a ser desenvolvido pela professora Fernanda Rolo. “Na última reunião que tivemos, já comigo na Secretaria de Estado, o que estivemos a falar foi de uma forma de Museu, que não fique num único local, em Matosinhos, mas que seja uma porta de entrada para uma rede da história da emigração porque a história da emigração é muito diversa, conforme os territórios, os locais e Portugal, sendo pequeno, tem uma história da emigração que não é a mesma em Matosinhos ou em Trás-os-Montes, nas Beiras ou no Alentejo”.

Para Berta Nunes, o Museu pode mesmo ter núcleos junto das próprias Comunidades portuguesas. “Deve ser uma rede de espaços que contem a história da emigração e esses espaços até podem estar fora de Portugal, onde existem muitos espaços importantes que preservam essa memória” disse ao LusoJornal.