Berta Nunes diz que o Governo português está a dar apoio social às Comunidades e anuncia apoios para as associações

A Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas considera que o apoio aos cidadãos nacionais no estrangeiro tem sido uma área importante no quadro das medidas que o Governo tem vindo a adotar para reduzir o impacto da pandemia Covid-19.

“Num primeiro momento, a ação neste domínio foi orientada para apoiar os milhares de Portugueses inesperadamente impedidos de regressar ao nosso país pelo rápido alastramento da pandemia” explica Berta Nunes numa nota enviada às redações.

O Governo, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, diz que já conseguiu resolver mais de 80% das situações de Portugueses que pediram apoio para regressar e ao mesmo tempo tem estado, através dos Consulados e Embaixadas, a dar apoio social aos Portugueses residentes no estrangeiro que o solicitam, seja através da linha Covid-19, que continua a funcionar, seja da linha de emergência consular, seja das linhas telefónicas e endereços eletrónicos disponibilizados pelos Consulados e Embaixadas localmente.

A Secretária de Estado das Comunidades garante que as linhas Covid-19 e do Gabinete de Emergência Consular receberam 17.600 chamadas telefónicas e 12.800 mensagens eletrónicas desde o início da pandemia, continuando esse trabalho em estreita articulação com os Consulados e as Embaixadas.

As Embaixadas e os Consulados foram instruídos pela Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, através da Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, “para avaliar o impacto social da pandemia nas Comunidades portuguesas, tanto em matéria de emprego/desemprego, como no acesso dos Portugueses a políticas locais extraordinárias que foram implementadas nos diferentes países para acorrer a situações mais gravosas, incluindo de cidadãos indocumentados e detidos”.

“No mesmo sentido, a linha de emergência Covid-19 do Ministério dos Negócios Estrangeiros tem vindo a adaptar-se à nova realidade, tendo já recebido e encaminhado pedidos de apoio social ou pedidos de informação sobre situações de emprego/desemprego de nacionais residentes no estrangeiro aos postos competentes e continuará a fazê-lo” afirma Berta Nunes.

O Governo prepara-se agora para dar também apoio à rede associativa portuguesa no estrangeiro. “Reconhecendo que tanto a identificação de casos de necessidade como o apoio às Comunidades portuguesas passa pela articulação com a rede associativa da diáspora, ficará concluído em breve o programa de apoio às ações e projetos dos movimentos associativos das Comunidades portuguesas no estrangeiro, para o qual foi garantido este ano um envelope financeiro superior a 600 mil euros” escreve Berta Nunes na nota enviada às redações. “O Governo congratula-se com a preocupação expressa sobre esta matéria pelos Conselheiros das Comunidades, através do seu Conselho Permanente, apelando a que reforcem a articulação com as Embaixadas e os Consulados das respetivas áreas de jurisdição, garantindo assim uma resposta mais eficiente a todas as situações de necessidade”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]