Berta Nunes: nova Secretária de Estado das Comunidades

A notícia ainda não é oficial, mas Berta Nunes, a antiga Presidente da Câmara Municipal de Alfandega da Fé, vai ser a nova Secretária de Estado das Comunidades, substituindo José Luís Carneiro.

Berta Nunes suspendeu o mandato de Presidente da Câmara Municipal em julho último para ser candidata a Deputada nas listas do Partido Socialista no distrito de Bragança, só que acabou por não ser eleita e herda agora um posto no Governo.

Berta Nunes era a segunda candidata, depois de Jorge Gomes, na esperança que o PS ganhasse dois dos três Deputados do distrito. Mas o PSD voltou a eleger dois Deputados, e Berta Nunes não entrou no Parlamento. Desde logo se falava na sua possível entrada no Governo.

Berta Nunes nasceu em Santa Maria de Lamas, no concelho de Santa Maria da Feira e é médica. Tem 64 anos, é licenciada pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, em 1980 e doutorada em Medicina Comunitária em 1996 no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar.

Desde 1985 que exerceu medicina no Centro de Saúde de Alfândega da Fé, tendo exercido funções em várias instituições relacionadas com a saúde: membro do Conselho Consultivo e da Comissão da Federação Nacional dos Sindicatos Médicos (FNAM), pertenceu ao WONCA Rural, um grupo de médicos rurais a nível mundial que estuda e investiga as especificidades dos problemas de saúde nas zonas rurais, foi membro da Direção da EURIPA, uma associação europeia de médicos rurais até 2005, foi fundadora e Presidente da Associação para a Promoção do Bem Estar (APBE), uma associação juvenil que trabalhou na área da promoção da saúde desde 1995, foi cofundadora da Liga de Amigos do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, atualmente uma IPSS com muitos projetos inovadores na área da saúde e na área social, foi Diretora do Centro de Saúde de Alfândega da Fé, foi orientadora de formação do internato de Clínica Geral e Diretora do Internato no Distrito de Bragança, colaborou na Faculdade de Medicina do Porto, Departamento de Clínica Geral, no âmbito do programa “contacto rural”, foi Coordenadora da Sub-Região de Saúde de Bragança e Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de saúde do Nordeste (ACES).

Sempre esteve implicada na área da saúde antes de ter sido eleita, em 2009, pelo Partido Socialista, Presidente da Câmara Municipal de Alfândega da Fé.

Dez anos depois, quando esperava um lugar no Parlamento, ou no Ministério da Saúde, calhou-lhe as Comunidades portuguesas!

Berta Nunes pode tomar posse já na quarta-feira, se António Costa optar por uma tomada de posse conjunta de Ministros e Secretários de Estado.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]