Caldas da Rainha, Leiria e Angoulême entram na rede de Cidades Criativas da UNESCO

Caldas da Rainha e Leiria são as novas cidades portuguesas incluídas na rede mundial de Cidades Criativas da UNESCO, que visa colocar a cultura no centro do desenvolvimento urbano, juntando-se a Braga, Amarante, Barcelos, Idanha-a-Nova e Óbidos, enquanto uma única cidade francesa integrou este ano a rede, Angoulême, juntando-se a Limoges, Enghien-les-Bains, Saint Étienne e Lyon.

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) anunciou 66 novas cidades que passam a integrar a rede de Cidades Criativas, entre as quais Angoulême, Caldas da Rainha e Leiria.

As Caldas da Rainha foram distinguidas pelo seu artesanato e artes populares e Leiria pela música.

Leiria integra a rede de Cidades Criativas da UNESCO no setor da música. Gonçalo Lopes (PS), presidente da Câmara de Leiria, afirmou que “esta candidatura foi uma grande aposta da cidade de Leiria, que mobilizou equipas técnicas e especialistas, envolvendo todos os agentes culturais da região, desde ranchos folclóricos a grupos musicais, maestros, música tradicional e contemporânea. Todo este ecossistema musical é um dos mais ricos de Portugal, o que se comprova com esta distinção”, sublinhou o autarca. Gonçalo Lopes reforçou que a música é “uma das áreas onde há boas práticas” em Leiria.

Outras cidades passaram a estar integradas nesta rede como Belo Horizonte e Fortaleza, no Brasil, ambas como cidades literárias, assim como Lliria, em Espanha, e Angoulême, em França, na área da música, e Hanoi, no Vietname, no design.

A rede conta agora com 246 cidades em todo o Mundo e com um total de sete cidades em Portugal.

Braga, Amarante, Barcelos, Idanha-a-Nova, Óbidos, Limoges, Enghien-les-Bains, Saint Étienne e Lyon já faziam parte deste projeto da UNESCO que quer estimular as cidades a colocar a cultura na sua estratégia de desenvolvimento, e a partilhar entre si as melhores práticas das diferentes vertentes culturais.

 

[pro_ad_display_adzone id=”2724″]