CM Arcos de Valdevez

Câmara de Arcos de Valdevez promoveu encontro com a Diáspora

O Encontro anual promovido pela Câmara Municipal de Arcos de Valdevez com a Comunidade arcuense espalhada pelo mundo contou com a presença de perto de 100 Arcuenses que integram órgãos sociais de associações localizadas numa dezena de países.

Ao realizar estes encontros, o Município pretende “reforçar o envolvimento da Diáspora no desenvolvimento do concelho, nomeadamente na promoção da cultura e do turismo, no apoio à exportação dos nossos produtos e empresas e na atração de novos investimentos” diz uma nota daque autarquia minhota.

Estes encontros também contribuem para a troca de contatos e experiencias entre as Associações portuguesas.

No parque empresarial de Padreiro, os participantes visitaram a empresa MPV, uma unidade que se instalou através de contactos realizados com emigrantes, especializada em maquinação do setor da defesa, aeronáutica, espacial, médico e telecomunicações, e que recentemente foi notícia pelos melhores motivos já que participou no desenvolvimento do novo avião Falcon 5X, dos fabricantes Dassault e Safran.

Foi dado a conhecer aos participantes no Encontro, as infraestruturas e apoios municipais à instalação de empresas e realizaram também uma visita à Casa das Artes e à Porta do Mezio.

Na Porta do Mezio, os participantes puderam desfrutar de momentos rodeados de Natureza, no Parque Natural da Peneda Gerês, visitar as instalações e degustar a gastronomia local, no Centro de Promoção e Valorização de Produtos Locais, tendo sido também solicitado o seu envolvimento ao nível da promoção do concelho junto da comunidade de acolhimento, fazendo referência ao rico património natural e cultural existente naquela região.

Excelentes motivos para que os turistas procurem este destino.

“A proximidade e apoio à Comunidade são uma constante e reflexo disso é a participação da Câmara Municipal e de várias empresas e produtores locais nas muitas iniciativas promovidas pelos emigrantes nos países de acolhimento” diz a nota enviada ao LusoJornal.

Para o Presidente da Câmara Municipal, João Manuel Esteves, “continua a ser muito importante manter esta proximidade e fortalecer o relacionamento com a Diáspora Arcuense, pois ela é um dos grandes promotores das potencialidades e das oportunidades de Arcos de Valdevez”.