Câmara de Comércio Franco-Portuguesa assinou Protocolo com Município de Braga


Por ocasião do Jantar de Gala da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP), que este ano se realizou em Braça, no passado dia 2 de dezembro, o Presidente Carlos Vinhas Pereira esteve na Câmara Municipal de Braga com a Vereadora Olga Pereira e com Gil Carvalho, Diretor da InvestBraga, para a assinatura do Protocolo de cooperação económica entre as duas entidades.

A Vereadora Olga Pereira abriu o discurso destacando que “Braga é uma cidade cuja história e tradições se entrelaçam, formando o panorama cultural que reflete a riqueza do país”, salientou que estava muito contente por receber a Gala anual da CCIFP, “um evento que destaca não só as fortes ligações entre França e Portugal, mas também representa uma oportunidade para fortalecer os laços comerciais e culturais”.

No contexto global onde a interação entre os países é cada vez mais importante, Olga Pereira destacou que “não podemos esquecer a importância das relações económicas bilaterais entre Portugal e a França. Unidos por laços históricos e culturais, temos a oportunidade única de desenvolver estratégias de internacionalização que vão para além das fronteiras nacionais, a localização estratégica de ambos no seio da União Europeia proporciona uma plataforma sólida para a expansão e crescimento das empresas e neste cenário, a cidade de Braga é também protagonista”.

“O compromisso com o empreendedorismo, com o apoio à internacionalização das empresa portuguesas e a promoção do tecido empresarial local, são alicerces essenciais para o desenvolvimento económico sustentável” disse Olga Pereira. “Estamos aqui hoje também para assinalar o início de uma parceria estratégica entre a Câmara de Comércio e de Indústria Franco-Portuguesa e a Câmara Municipal, uma aliança que tem como objetivo promover a internacionalização das empresas bracarenses no mercado francês e atrair investimento para a nossa região”.

A Vereadora lembrou que “a Comunidade emigrante desempenha um papel crucial na construção de pontes entre os países facilitando a intervenção e o intercâmbio cultural e empresarial. Este acordo visa fortalecer ainda mais esses laços proporcionando apoio às empresas sediadas em Braga enquanto incentivamos a fixação de empresas francesas na nossa cidade”.

Agradeceu depois à CCIFP pela disponibilidade, “não apenas para ajudar as empresas de Braga no processo de internacionalização, mas também para divulgar e promover os eventos culturais da nossa região. Esse compromisso irá fomentar a visibilidade das nossas empresas no mercado francês, mas também contribuir para a promoção do património e das tradições bracarenses. Por sua vez, Braga quer ser um parceiro ativo para além de divulgar as atividades da CCIFP, vamos disponibilizar através de InvestBraga todo o acompanhamento necessário aos seus associados durante as deslocações comerciais efetuadas em Braga, estamos empenhados em disponibilizar espaços e serviços necessários para o desenvolvimento das atividades dos empresários que têm atividade em França, mas que querem apostar na nossa cidade. Ao celebrarmos este acordo, estou certa que vamos reforçar o compromisso conjunto de promover o crescimento económico, sustentável e a cooperação empresarial entre Portugal e França”.

Olga Pereira acrescentou que o turismo em Braga tem crescido imenso nos últimos anos e a França “é o segundo país que nos visita”. Acabou agradecendo todos os presentes e expressou os seus sinceros votos a fim que essa parceria “contribua para o desenvolvimento das empresas, mas também para fortalecer os laços culturais e sociais entre ambas as comunidades”.

Seguiu-se a apresentação socioeconómica de Braga, por Gil Carvalho, Diretor da InvestBraga. Braga é uma cidade milenária, capital do Minho, “foi a cidade que mais cresceu em cem anos em Portugal e tem uma visibilidade internacional muito forte”. A cidade está geminada com Puteaux, em França, mas também com Manaus, Santa Fé, Cuenca, Bissorã, Rio de Janeiro, Gaziantep, entre outras, possui também um laboratório de nanotecnologia de 47.000 m2, criado pelos Governos de Espanha e de Portugal, onde “mais de 400 investigadores do mundo inteiro trabalham em diversos projetos com empresas a nível mundial na área da tecnologia. É uma cidade que tem atraído talentos”.

Braga foi escolhida em 2012 para Capital europeia da juventude, em 2016 para Capital ibero-americana da juventude, em 2018 para Cidade europeia do desporto, em 2020 passou a ser Atlantic Axis Culture Capital, a marca legalmente registrada do Eixo Atlântico do Noroeste Peninsular, em 2021 foi Capital europeia da economia social, em 2022 recebeu o Prémio de “European Mobility Week 1st Sustainable Mobility Award Braga” e em 2025 será a Capital portuguesa da Cultura.

A CCIFP foi muito bem acolhida pela Câmara Municipal de Braga, que proporcionou um momento de convívio aos empresários presentes, com degustação de produtos locais, após a assinatura do Protocolo.

Nesse mesmo dia, à Noite, a Câmara de comércio e indústria franco-portuguesa (CCIFP) organizou o seu Jantar de Gala no Altice Fórum Braga.