Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Comunidade

 

A relação com a Comunidade de emigrantes arcuenses assume “particular relevância” para a Câmara Municipal de Arcos de Valdevez e, numa nota enviada às redações, aquele município minhoto diz que está a dinamizar o Gabinete de Apoio ao Emigrante (GAE).

“A Autarquia tem visitado as Comunidades no estrangeiro, participando em iniciativas de promoção cultural, recreativa e económica, organizadas pelos nossos conterrâneos. O Município tem celebrado protocolos de cooperação com autarquias estrangeiras. Tem, igualmente criado várias medidas, no sentido de criar uma maior proximidade com as Comunidades portuguesas, nomeadamente através da criação de um pelouro específico dedicado às relações com a diáspora, bem como com a dinamização do GAE – Gabinete de Apoio ao Emigrante, para prestar apoio no regresso e reinserção dos emigrantes no país” diz a nota da Câmara municipal.

Dirigido aos emigrantes, àqueles que já regressaram, assim como a todos os cidadãos e empresas que pretendam iniciar um processo migratório, “através do GAE, o Município oferece um atendimento de grande proximidade e dá apoio em várias áreas, fomentando a inter-relação entre o Município e as Comunidades portuguesas”.

Graças a um protocolo assinado com a Direção Geral de Apoio Consular e às Comunidades Portuguesas (DGACCP), uma estrutura da Secretaria de Estado das Comunidades, o GAE está capacitado para responder a questões inerentes ao regresso dos cidadãos e reinserção em todas as suas vertentes, seja social, jurídica, económica, investimento, emprego, estudos, entre outras.

“Para além disso, o serviço encontra-se apto a apoiar os emigrantes em matérias da competência da Câmara Municipal, nomeadamente nos Licenciamentos, Alvarás, Projetos e Ação Social, assim como prestar apoio junto de outros organismos públicos” diz a nota da Câmara Municipal. “Com este Gabinete, o Município pretende congregar os talentos das Comunidades arcuenses, o seu dinamismo, o seu apego às raízes e aos valores que a distinguem, em prol do progresso do Concelho de Arcos de Valdevez”.

Consulte AQUI.

 

Donativos LusoJornal
X