Candidaturas ao prémio Direitos Humanos da Calouste Gulbenkian

Está a decorrer até dia 30 de abril o processo de candidaturas para o prémio Calouste Gulbenkian na categoria de Direitos Humanos. O prémio tem o valor de 100 mil euros e este ano é dedicado ao “Reforço da Democracia na era digital”.

As candidaturas são submetidas exclusivamente online e podem ser apresentadas pelos candidatos ou por terceiros. Podem candidatar-se pessoas singulares ou coletivas sem fins lucrativos, independentemente da nacionalidade, que se tenham distinguido internacionalmente na defesa dos direitos humanos. Em 2019 o Prémio é dedicado ao Reforço da Democracia na era digital.

A Fundação Calouste Gulbenkian indica no regulamento que “como uma das principais instituições filantrópicas, aberta ao mundo, procura apoiar atividades que contribuam para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa, que seja sustentável, que ofereça igualdade de oportunidades a todos e prepare os cidadãos do futuro”. O objetivo do Prémio Calouste Gulbenkian, atribuído anualmente, é o de prestar homenagem ao Fundador, reconhecendo pessoas físicas ou jurídicas sem fins lucrativos que, devido à sua importância e trabalho, alcançaram reconhecimento na área dos direitos humanos.

No regulamento é feita uma menção ao percurso de Calouste Gulbenkian: “desde a infância em Istambul até Lisboa no final da sua vida, cidades emblemáticas nos extremos orientais e ocidentais da Europa, que moldaram e o influenciaram na Fundação que criou em Portugal, por vontade testamentária. Pioneiro na indústria petrolífera, exigente colecionador de arte, diplomata e filantropo, Calouste Gulbenkian expressou de forma exemplar as sínteses entre a cultura oriental em que ele nasceu e a do Ocidente, a cultura em que foi educado e viveu. Além disso, detinha uma sensibilidade à harmonia da natureza e uma propensão especial para a contemplação da sua beleza também faziam parte do seu caráter”.

Os critérios principais considerados no processo de avaliação das candidaturas são os objetivos do Prémio Calouste Gulbenkian, bem como o impacto, a originalidade e o caráter inovador da contribuição dos candidatos para o tema em questão.

Site para candidaturas:

https://gulbenkian.pt/fundacao/premios/premios-gulbenkian/premio-calouste-gulbenkian/

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]