Casa de Portugal em Paris vai expor artista portuguesa Cristina Valadas

A Casa de Portugal – Residência André de Gouveia, na Cidade Universitária de Paris, vai expor pinturas da artista portuguesa Cristina Valadas, de 19 de maio a 30 de junho.

A mostra, intitulada «Viagem ao quarto escuro», vai trazer a obra de Cristina Valadas a Paris pela primeira vez, numa cidade onde viveu quando era criança e que a marcou desde então. «Paris foi meu lar por uns tempos e poderia ter sido para sempre. Paris é para mim uma hipótese de projeção para fora e é um sonho que consegui concretizar», disse à Lusa a artista de 43 anos.

A exposição vai ter cerca de 20 trabalhos concebidos para esta exposição, entre pinturas em acrílico sobre papel ‘craft’, de grandes e pequenos formatos, e «caixas de luz» que são pequenos cenários de teatro com figuras oníricas.

Cristina Valadas contou que a exposição começa com «um mundo imaginário nas caixas de luz» que prepara o espetador para a «viagem ao quarto escuro», a qual é representada em pinturas figurativas que ilustram um universo introspetivo e com «muito sentido de humor».

«Há muito sentido de humor. As pinturas brincam, brincam, brincam mas falam muito sério porque são coisas do foro do inconsciente e, como o título indica, é aquele sítio onde a gente não quer ir, que está todo desarrumado, que tem a ver com o nosso passado e com aquilo que nos magoa», descreveu a artista.

Cristina Valadas, que venceu o Prémio Nacional de Ilustração, em 2007, e o Grande Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 2000, também faz ilustrações para livros, tendo desenhado para obras de Valter Hugo Mãe, Manuel Alegre, Luísa Dacosta e José Jorge Letria, entre outros.

A artista tem exposto maioritariamente em Portugal, mas esteve várias vezes representada na Feira Internacional de Arte Contemporânea de Madrid (ARCO) e participou na exposição coletiva Prémio Baviera de Pintura, na Casa de Serralves, no Porto, em 2000, ano em que representou Portugal no Prémio Internacional de Arte Contemporânea de Monte Carlo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”9774″]