CM Castelo Branco

Castelo Branco e região PACA distinguidos com o prémio “Região Empreendedora Europeia”

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Município de Castelo Branco e a região Provence-Alpes-Côte d’Azur foram distinguidos Região Empreendedora Europeia (EER) 2021-22, pelo Comité das Regiões Europeu (CR).

O prémio é entregue a regiões que demonstrem uma visão empresarial de excelência, um plano de crescimento inteligente, assente em estratégias mais inovadoras, mais promissoras, mais credíveis e mais orientadas para o futuro.

Com o tema “Empreendedorismo para uma Recuperação Sustentável”, Castelo Branco é a única região portuguesa a ser distinguida com este prémio.

As outras quatro regiões vencedoras são Helsínquia, na Finlândia, o município de Gabrovo, na Bulgária, Madrid, em Espanha e Silésia, na Polónia.

Para José Augusto Alves, Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco “hoje temos um verdadeiro ecossistema empreendedor que se destaca a nível nacional e, agora, também internacional. Os pilares desta aposta assentam em várias infraestruturas cuja dinamização permite estimular o empreendedorismo jovem, direcionando-o de forma a tornar as empresas mais competitivas. O facto de sermos considerados Região Europeia do Empreendedorismo, para além de ser motivo de orgulho, é também o reconhecimento da nossa estratégia e de todo o trabalho desenvolvido”.

Também Apostolos Tzitzikostas, Presidente do Comité das Regiões Europeu, afirmou que “um setor de PME sólido e sustentável é a chave para a recuperação e para a criação de empregos locais. O concelho de Castelo Branco foi premiado por uma estratégia que entende que o sucesso depende das parcerias. O empreendedorismo assenta na compreensão de que trabalhar além-fronteiras e com os parceiros locais, permite construir o ambiente certo para as PMEs se desenvolverem. Parabéns a todos os envolvidos. Este prémio é uma celebração da perseverança e compromisso de cada um, com uma cooperação que dará frutos e impulsionará o crescimento sustentável”.

As regiões vencedoras do Região Empreendedora Europeia 2021-22 mostram capacidade de aproveitar a situação pandémica como uma janela de oportunidade.

O Comité das Regiões Europeu reconhece estes territórios como marcos de uma recuperação europeia sustentável. “A estratégia de desenvolvimento de Castelo Branco destaca-se pela forte ambição verde e uma sólida integração na Estratégia Regional de Inovação mais ampla da Região Centro de Portugal. Com um setor agroalimentar dinâmico e um forte compromisso político para a mudança verde, o Município de Castelo Branco apresenta um potencial significativo para uma recuperação pós-pandemia sustentável e com uma cultura empreendedora” diz uma nota do município português.

 

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]