Celebração dos 47 anos do Sporting Club de Chalette-sur-Loing

O grupo associativo Sporting Club de Chalette, criado em 1972, celebrou no sábado dia 2 de março, os seus 47 anos de atividade, com a presença de cerca de 300 pessoas reunidas num jantar de confraternização que teve lugar na Maison des Associations de Chalette-sur-Loing, moderno espaço multiusos cedido pelo Maire local.

O Sporting Club de Chalette encontra-se atualmente na terceira divisão regional francesa de futebol. O seu Presidente, Filipe Rodrigues, com Angélica Cosson no Secretariado, está há vários anos muito investido no bom funcionamento do grupo desportivo e tem como principal objetivo continuar a dinamizá-lo, apesar das dificuldades financeiras e estruturais crescentes. “Dantes tínhamos um campo de futebol, onde podíamos treinar regularmente, agora temos de ir treinar à localidade vizinha de Montargis, o que evidentemente nos causa problemas, pois não é fácil para os jogadores deslocarem-se depois do trabalho. Além disso, as despesas são maiores, é por isso que estou muito contente que tantas pessoas tenham vindo a esta reunião que nos permite recuperar algum dinheiro para apoiar o clube”, salienta Filipe Rodrigues.

O jantar teve a animação musical de Joaquim Rainho, que atuou de forma amical. No mesmo espírito de amizade, um pequeno grupo autointitulado os Amigos de Montalegre contribuiu para a boa disposição reinante, em que Leonel Barroso e António Gonçalves tocaram várias modas de concertina e Dário Gonçalves cantou e se acompanhou à viola.

Estruturalmente, o Sporting Club de Chalette faz parte, como secção desportiva da Associação Portuguesa do Gâtinais, oficializada em 1974. Na mesma Associação Portuguesa do Gâtinais, Presidida por Armindo da Silva, encontra-se igualmente integrado, na sua vertente cultural, o rancho Ronda Típica, gozando ambos de um estatuto de “sub-associações” com autonomia administrativo-financeira. Armindo Silva, por sua vez, leva por diante uma luta para garantir a perenidade das instalações da Associação que facilitem os ensaios do rancho, e de terrenos para melhor receber membros e convivas.

De registar a presença do Maire de Chalette-sur-Loing, Franck Demaumont, sempre próximo da Comunidade portuguesa, que veio acompanhado pela esposa, e do recém demissionário Cônsul Honorário de Portugal em Orléans, José de Paiva, respeitando um compromisso anterior, por respeito para com a Associação Portuguesa do Gâtinais e o Sporting Clube de Chalette, e “em reconhecimento dos esforços e do contributo que dão para a imagem do nosso país”.

A comuna de Chalete-sur-Loing, conta cerca de 14.000 habitantes, dos quais mais de 20% de imigrantes de várias origens e uma forte maioria de lusodescendentes.