Cerimónia de entrega de Diplomas de Português no Consulado-Geral de Portugal em Lyon

Realizou-se no Consulado-Geral de Portugal em Lyon, como todos os anos, no sábado 14 dezembro, a Cerimónia da entrega de Diplomas de Português a 16 crianças e adolescentes da região Auvergne-Rhône-Alpes, com a presença de cerca de 60 pessoas, entre pais, familiares e professoras.

Estiveram igualmente presentes o Maire de Montluel, a Presidente da Associação portuguesa de Montluel, que se felicitou pela Cerimónia e pelos esforços dos pais e alunos e agradeceu ao Maire e ao Conselheiro Manuel Cardia Lima pelo apoio constante dado.

A Coordenadora do Ensino em França, Adelaide Cristovão, foi representada pela Leitora do Camões em Lyon, Cristina Gerturdes, que leu uma declaração muito positiva de felicitação aos alunos, pais e professoras.

O Cônsul-Geral Luís Brito Câmara aproveitou a Cerimónia para agradecer à Associação Portuguesa de Montluel, ao Maire pelo apoio, e felicitar todos os alunos, sublinhando a importância de aprenderem Português, “elemento essencial que define a nossa identidade nacional, a nossa História, Cultura e que é uma das línguas mais faladas no mundo, com mais de 260 milhões de pessoas em quase todos os continentes”. Relembrou a este propósito que “o mundo lusófono tem uma dimensão universal e global, constituindo igualmente uma oportunidade profissional ímpar que pode ser bem aproveitada por todos os que falam português”.

Luís Brito Câmara relevou o “papel fundamental” das Professoras e a importância dos pais continuarem a ajudar os seus filhos, “que garante a ligação com Portugal e contribui para a preparação do seu futuro”.

A Cerimónia incluiu um momento de convívio com as famílias dos alunos, que agradeceram a todos os intervenientes que permitem a aprendizagem do Português aos seus filhos.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]