Chiara Manfletti de Paris para Presidente da Agência Espacial Portuguesa

Chiara Manfletti, que até agora desempenhou o cargo de Assessora do Diretor-Geral da Agência Espacial Europeia (ESA), em Paris, foi nomeada Presidente da Agência Espacial Portuguesa ‘Portugal Space’, enquanto o Coordenador da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), Luís Santos, será o Vice-Presidente da recém-criada agência.

O anuncio foi feito num comunicado conjunto do Ministério da Ciência Tecnologia e Ensino Superior e do Governo regional dos Açores.

A assembleia-geral reuniu os quatro fundadores da ‘Portugal Space’ – a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), a Agência Nacional de Inovação (ANI), a Direção-Geral de Recursos da Defesa Nacional (DGRDN) e a Região Autónoma dos Açores através da Associação RAEGE Açores – Rede Atlântica de Estações Geodinâmicas e Espaciais.

Chiara Manfletti, que tem dupla nacionalidade italiana e alemã, é graduada em engenharia aeronáutica pelo Imperial College de Londres, tem mestrado em estudos espaciais pela International Space University, de Strasbourg, e é doutorada pela Universidade de Aachen, na Alemanha, tendo ainda uma licenciatura em História pela Open University do Reino Unido.

Trabalhou na empresa francesa SNECMA, na Agência Espacial Alemã, DLR, tendo posteriormente ingressado na ESA em 2016.