LusoJornal / António Borga

Ciclismo: Tour’2018 sem portugueses

O Tour 2018 não vai contar com nenhum atleta português. Há alguns anos que esta situação não acontecia durante a mítica prova francesa.

Rui Costa, antigo Campeão do Mundo e ciclista da equipa UAE Team Emirates, não conseguiu recuperar de uma lesão no joelho como divulgou nas redes sociais. «Depois de renunciar à Volta à Suíça para recuperar da lesão no joelho direito, trabalhei para estar pronto para o Tour, mas a dor voltou. A vontade e o querer estar na Volta à França eram tal, que o esforço dos treinos voltou a agravar a lesão. Em conversa com a equipa médica decidimos que o joelho não está em condições para enfrentar uma prova tão exigente como esta» anunciou Rui Costa. «Lamentavelmente fui forçado a renunciar ao Tour. Saúde em primeiro lugar e cabeça erguida para trabalhar na recuperação. Obrigado pelo vosso apoio, amigos. Vou precisar. O meu regresso à estrada, se tudo correr bem, está apontado para o Tour de Wallonie».

Tiago Machado, ciclista da Katusha-Alpecin, também ficou de fora, ele que foi o único representante em 2017. O atleta luso também deixou uma mensagem nas redes sociais. «Não trago as melhores notícias, pois não sou um dos oito escolhidos pela minha equipa para a próxima edição do Tour. Mas estou de consciência tranquila e mesmo com todos os percalços que fui tendo ao longo desta época julgo ter chegado a esta fase num bom momento – pelo menos é o que me diz o potenciómetro. Agora resta-me continuar o trabalho e preparar bem a segunda parte da temporada», afirmou Tiago Machado.

Nelson Oliveira, outro «habitué» do Tour também ficou fora dos escolhidos da equipa Movistar. O ciclista português não estava satisfeito com esta situação: «Não fico contente. Depois de tanto trabalhar. Mas alguém tinha de ficar de fora. Resta-me continuar a treinar. Haverá mais oportunidades», assegurou Nelson Oliveira.

Recorde-se que em 2017 havia apenas um ciclista português – Tiago Machado -, enquanto em 2016 havia dois – Nelson Oliveira e Rui Costa – e em 2015 havia cinco ciclistas: os portugueses Rui Costa, Nelson Oliveira, Tiago Machado, José Mendes, e o lusodescendente Armindo Fonseca.

De notar que o recorde de participação portuguesa no Tour nestes últimos anos foi em 2014 com seis atletas: os portugueses Rui Costa, Nelson Oliveira, Tiago Machado, José Mendes, Sérgio Paulinho, e o lusodescendente Armindo Fonseca.