CIM Beiras e Serra da Estrela quer regresso do Sud-Expresso

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

A Assembleia da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela (CIM-BSE) aprovou no fim do ano, por unanimidade, três moções sobre transportes e portagens, onde propõe a criação de um novo comboio Intercidades e a reposição do Sud-Expresso.

A Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, presidida por Nuno Soares (Manteigas), pede a “reposição urgente” do serviço internacional Sud-Expresso, que foi suspenso pela CP com a crise causada pela pandemia de Covid-19.

“Ao contrário das regiões do litoral, a Beira Interior está distante dos maiores aeroportos internacionais, o que faz do Sud-Expresso um elo crucial na relação com as nossas Comunidades. A Assembleia Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela entende que deve ser reposto no mais curto espaço de tempo o serviço Sud-Expresso”, lê-se no documento.

Na mesma sessão, por proposta do Deputado Albino Bárbara (Celorico da Beira), foi cumprido um minuto de silêncio em memória do ensaísta Eduardo Lourenço, que morreu no dia 01 de dezembro, em Lisboa, aos 97 anos.

O Deputado Alexandre Gonçalves (Sabugal) lembrou Eduardo Lourenço, natural de São Pedro do Rio Seco, no concelho de Almeida, no distrito da Guarda, como “o mais proeminente pensador da cultura portuguesa” e um “ilustre interventor cívico” que “descerrou caminhos, combateu a ignorância e promoveu a literacia”.

A CIM-BSE é constituída por 15 municípios, sendo 12 do distrito da Guarda (Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Meda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso) e três do distrito de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã e Fundão).

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]