Lusa/Mário Cruz

Cinema: Retrospetiva de Teresa Villaverde no Centre Georges Pompidou

O Centro Pompidou, em Paris, vai dedicar uma retrospetiva à realizadora portuguesa Teresa Villaverde, de 14 de junho a 01 de julho, tendo a cineasta sido convidada a realizar uma curta-metragem que se estreará nessa altura.

Segundo um comunicado da promotora da realizadora, para além da retrospetiva e de uma nova curta-metragem, Teresa Villaverde vai dar uma ‘masterclass’ no Centro Pompidou.

A retrospetiva vai incluir todas as obras da realizadora portuguesa entre curtas experimentais, ficção e documentário. Algumas destas obras nunca foram mostradas em França.

O Centro Georges Pompidou, reconhecido internacionalmente pelo seu trabalho na área da arte contemporânea, é um forte polo do cinema em França, organizando festivais como o Cinéma du Réel, uma das mais importantes mostras de cinema documental na Europa.

O mais recente filme da realizadora, “Colo”, venceu em abril o Prémio Sauvage, principal galardão do 13º Festival “L’Europe Autour de l’Europe”, em Paris.

A cineasta teve recentemente uma retrospetiva integral, na Fundação Serralves, no Porto, organizada pelo ensaísta António Preto.

Nascida em Lisboa, em 1966, a cineasta Teresa Villaverde trabalhou com João César Monteiro, José Álvaro Morais e João Canijo, antes de se estrear como realizadora nos anos 1990. Da mesma geração de realizadores como Pedro Costa e João Pedro Rodrigues, fez filmes como “Três irmãos” (1994), “Os mutantes” (1998) e “Transe” (2006).