Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril vai começar no dia 11 de janeiro em Lyon


No quadro das comemorações dos 50 anos da Revolução dos Cravos, a Embaixada de Portugal em França vai organizar um conjunto diverso de iniciativas, em diferentes cidades francesas e durante todo o ano. O lançamento deste programa terá lugar em Lyon, no dia 11 de janeiro, com a organização de uma conferência, com a inauguração de uma exposição e com um concerto de Fado.

Uma conferência

A conferência, organizada em parceria com a revista “Le Grand Continent”, abordará “o impacto global da Revolução e o contexto internacional em que esta teve lugar, a guerra colonial e o contributo da mesma para a revolução portuguesa, bem como o seu efeito nos processos de independência” diz uma nota da Embaixada portuguesa enviada às redações.

Com o título “50 ans après : les répercussions mondiales de la Révolution des œillets”, a conferência será aberta pelo Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, e contará com as intervenções de Ungulani Ba Ka Khosa, escritor e historiador, cofundador da revista literária Charrua, vice-Diretor do Instituto Nacional de Cinema e Audiovisual de Moçambique, Diretor do Instituto Nacional do Livro e dos Registos e Secretário-geral da Associação de Escritores Moçambicanos; Francisca Van Dunem, antiga Ministra da Justiça de Portugal; Yves Léonard, historiador, autor de inúmeras obras, incluindo uma “História da Nação Portuguesa” (Tallandier, 2022) e uma biografia de Salazar (Edições 70/ Grupo Almedina, 2023; a publicar pela Perrin em 2024); Hélder Vaz, Embaixador da Guiné-Bissau junto do Reino da Bélgica, Luxemburgo, Países Baixos, Alemanha, Suíça, Dinamarca, Suécia e Noruega, e Representante Permanente da Guiné-Bissau junto da União Europeia. Antigo candidato às eleições Presidenciais da Guiné-Bissau.

A conferência decorrerá entre as 11h00 e as 12h30, na Maison internationale des langues et des cultures de Lyon (35 rue Raulin, 69007 Lyon).

Uma exposição

Também no dia 11 de janeiro, será inaugurada, na Mairie de Lyon, a exposição “Portugal: 25 avril 1974: enfin la liberté!” comissariada por Jean-François Chougnet e produzida pelo Camões – Centro Cultural Português em Paris e pela Embaixada de Portugal em França, com design e cenografia de José Albergaria.

“Decorreram cinquenta anos após a queda da ditadura em Portugal. Trata-se de lembrar as esperanças que a Revolução dos Cravos suscitou, especialmente em França” diz o Comissário Jean-François Chougnet. “Este processo que assistiu à queda da ditadura mais antiga da Europa Ocidental inscreve-se num contexto internacional em plena evolução: o ‘Movimento dos Capitães’, o 25 Abril de 1974, coincide exatamente com a campanha para as eleições presidenciais que viu a vitória de Valéry Giscard d’Estaing, em 19 de maio de 1974, mas também com uma evolução nas relações internacionais com o reatar das negociações sobre armas estratégicas entre os Estados Unidos e a URSS e a gestão das consequências do choque petrolífero”.

Para Jean-François Chougnet, trata-se de “uma reestruturação do equilíbrio de poder na sequência dos acontecimentos consideráveis de 1973: paz no Vietname, golpe de Estado no Chile, Guerra do Yom Kippur, mas também uma guerra colonial que Portugal conduz nas suas colónias africanas há mais de dez anos. As aventuras do verão e do final de 1974, do ‘verão quente’ de 1975, serão seguidas com muita atenção em França…”.

Um concerto

Por fim, no dia 11 de janeiro terá também lugar o espetáculo Bate Fado, com Direção artística e coreografia de Jonas&Lander, na Maison de la Danse de Lyon.

“O Bate Fado transporta-nos para a Lisboa do século XIX onde o fado tinha uma dança própria – Fado Batido ou Beat Fado – inspirada num sapateado enérgico e virtuoso que evoca a liberdade artística” diz a nota de imprensa da Embaixada de Portugal.