Comemorações do Cinquentenário do 25 de Abril começaram em Lyon


As comemorações dos 50 anos do 25 de Abril começaram na cidade de Lyon, na quinta-feira da semana passada, dia 11 de janeiro, na presença do Secretário de Estado aos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, do Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, da Embaixadora de Angola, Guilhermina Prata, mas também de Cristina Caetano do Instituto Camões, de Sérgio da Silva Pinto, Adido de Defesa na Embaixada em Paris, do Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, André Sobral Cordeiro, do Maire de Lyon Grégory Ducet e do Deputado socialista eleito pelo círculo eleitoral da emigração na Europa, Paulo Pisco.

Pelas 11h00, na Maison internationale des langues et des cultures da Universidade Lyon 2, a Diretora Nathalie Dompnier acolheu um debate com a antiga Ministra portuguesa da Justiça Francisca Van Dunen, com Ungulani Ba Ka Kossa de Moçambique e com o historiador Yves Leonard, que descreveram o período antes e depois da Revolução. O anfiteatro estava repleto, nomeadamente com muitos estudantes.

Pela tarde, o Maire Gregory Ducet convidou a comitiva oficial a plantar um sobreiro no emblemático e centenário parque da “Tête d’Or” na cidade de Lyon, onde discursou o Secretário de Estado Tiago Antunes, que felicitou o Maire por esta iniciativa ecológica que vai recordar durante anos a data do 25 de Abril.

No fim do dia, no salão de honra da Mairie de Lyon, foi inaugurado um imenso mural com painéis alusivos ao 25 de Abril, que ficaram patentes ao público entre os dias 12 e 18 de janeiro. A exposição vai agora tornar-se itinerante pelo território francês, durante o ano de 2024.

Estiveram também presentes os Conselheiros das Comunidades recentemente eleitos nesta região, Jorge Campos, Manuel Cardia Lima e Emília de Macedo, que conviveram com as entidades presentes, além de vários empresários portugueses e membros da Comunidade residente na região Rhône-Alpes-Auvergne.

“Estou muito contente com esta iniciativa da parte do nosso Governo e quem mais participou, para relembrar os valores de Abril e manter a chama viva deste renascer da Democracia em Portugal” disse Aníbal Lobo. “É necessário lutar para que não se estabeleça o mesmo clima de xenofobia e de ditadura, que hoje não deve ter lugar, nas nossas sociedades, no mundo inteiro”.

No final do dia foi organizado um concerto com “Bate Fado”, do duo Jonas & Lander, na Maison de La Dance, cujo Diretor é o português Tiago Guedes.