Compositores portugueses na Gulbenkian de Paris

A Fundação Calouste Gulbenkian em Paris vai ser o palco de um concerto dedicado aos compositores portugueses, na sexta-feira, dia 17 de maio, às 17h00. Por ocasião do lançamento de dois novos álbuns da coleção de partituras “Compositores portugueses, Repertório para pianistas”, a AvA Musical Editions e o pianista Bruno Belthoise (foto) irão propor um programa dedicado às obras portuguesas compostas para piano a quatro mãos, mas também obras raras escritas apenas para a mão esquerda. Três séculos de música serão, assim, executados por estudantes de vários Conservatórios franceses, acompanhados por jovens pianistas de vários Conservatórios e escolas superiores de música de Portugal.

Bruno Belthoise é concertista, criador e improvisador, diplomado da École Normale de Musique de Paris em 1989, laureado pela Fondation Laurent-Vibert, e recebeu o Prémio da Fondation de France em 1988, tendo sido, igualmente, “Révélation Classique” da ADAMI em 1997. É solista e membro fundador do Trio Pangea.

A Ava Musical Editions foi fundada em 2007 pelos músicos José Lourenço e Nuno Fernandes, e tem como principal objetivo editar todos os compositores portugueses ou residentes em Portugal, desde o seculo XVIII até aos dias de hoje. Este projeto editorial, inédito em Portugal, conta já 1.500 títulos editados que abrangem vários géneros musicais, inclusive formações que vão desde o Instrumento Solista, Música de Câmara, Coral e Orquestral até à Ópera, Música Concertante e Música Sinfónica representando, assim, cerca de 235 compositores.

O evento é realizado em parceria com a Cátedra Lindley Cintra da Universidade Paris-Nanterre, o leitorado da Universidade de Paris 8, Casa de Portugal André de Gouveia e Instituto Camões, e é realizado no âmbito do programa de comemoração do centenário do ensino de português na Sorbonne (1919-2019).

 

Fundação Calouste Gulbenkian – Delegação em França

39 boulevard de la Tour-Maubourg

75007 Paris

Entrada livre

 

[pro_ad_display_adzone id=”24612″]