LusoJornal / Marco Martins

“Corrida para o sol”: Amaro Antunes à descoberta do Paris-Nice

A prova ciclista Paris-Nice 2019 partiu de Saint Germain-en-Laye, na região parisiense, e vai chegar a Nice, no sul do país, a 17 de março. Esta edição 2019, organizada pela ASO, empresa que organiza também o Tour de France, conta com a presença de apenas um ciclista português: Amaro Antunes que representa a equipa polaca CCC Team.

Amaro Antunes, ciclista de 28 anos, realiza a sua primeira temporada no escalão máximo com a equipa polaca que já representava na temporada passada, quando ainda estava na dita ‘segunda divisão’ mundial.

O atleta português já alcançou bons resultados neste início de temporada, terminando no oitavo lugar na geral individual, e sendo o melhor luso, na Volta ao Algarve, onde também acabou no quarto lugar na geral da montanha.

Em termos de resultados na carreira, de notar que terminou no segundo lugar na Volta a Portugal em 2017 quando vestia as cores da W52/FC Porto.

O LusoJornal falou com o ciclista que descobre pela primeira vez esta prova conhecida como a ‘Corrida para o sol’.

 

O que representa o Paris-Nice?

Acima de tudo é uma corrida super importante. É uma corrida que representa muita responsabilidade. Eu agora estou numa equipa World Tour e é normal que tenha responsabilidades. Eu próprio estou expectante por ver como é que as minhas pernas reagem perante este lote de corredores tão fortes. Estou motivado e com vontade de fazer isto bem.

 

É o líder da equipa? Porque tem o dorsal 191…

Por vezes o número 1 não significa que és um líder, mas não vou esconder essa pressão, sou um dos homens protegidos da equipa. Serei um dos homens que tentarei fazer uma boa classificação. É óbvio que azares podem acontecer mas esperamos que consigamos nos livrar desses azares porque no Algarve aconteceram alguns percalços, quedas. Isso hipotecou muita coisa. Agora estamos focados no Paris-Nice e esperamos que tudo nos corra de feição.

 

Tem a confiança da equipa CCC?

É uma equipa que me tem dado bastante confiança. As pessoas que trabalham comigo gostam do meu trabalho, mostram confiança em mim, e isso para mim é motivante e estou orgulhoso.

 

Como está a forma física de Amaro Antunes?

Estou a atravessar um bom momento. Já estou com a mentalidade e com o foco no Giro de Itália, mas esta corrida, o Paris-Nice, ainda faz parte do lote de corridas que quero fazer bem. Para além de ser a minha primeira corrida ‘oficialmente’ no World Tour, gostava de aproveitar o bom momento de forma que trouxe do Algarve.

 

A equipa CCC Team passou do segundo escalão para o primeiro, o World Tour, o que mudou?

Mudou a nível de organização, a nível de pormenores, aqui preocupam-se com pormenores muito mínimos. O que para nós ciclistas é muito bom. A nível de estrutura, noto uma diferença enorme. A nível de ambiente também, a camaradagem é muito visível. Gosto do ambiente. Mudou muito e para melhor.

 

Vai ter o apoio dos Portugueses de França?

É óbvio que para mim é uma responsabilidade, mas também um enorme orgulho representar a nossa Nação. É também para mim um grande orgulho poder partilhar experiências e falar com todos os emigrantes de França. É importante para mim, é importante para quem mora aqui, porque certamente gostariam de estar em Portugal, mas tiveram de se deslocar por causa de situações de vida. É um enorme orgulho e uma responsabilidade, mas é muito mais orgulho!