Covid-19: Alexandre Silva quer fazer Baile com 1.000 participantes nas redes sociais

Alexandre Silva é organista e anima, há muitos anos, as festas portuguesas, essencialmente na região de Paris. Com esta situação de emergência sanitária e confinamento, tem animado, a partir de casa, as tardes daqueles que o seguem.

No próximo sábado, dia 2 de maio, às 19h00, Alexandre Silva quer animar um Baile gigante, com 1.000 participantes, nas redes sociais. Chama-se o “Baile dos 1000”.

O último CD que Alexandre Silva gravou – “Para te dizer” – já data de 2013, mas o artista franco-português está a preparar um novo disco que quer oferecer gratuitamente a quem gosta da sua música.

 

Como está a viver este período de confinamento?

Estou em casa, com a minha família.

 

Teve muitos espetáculos anulados?

Sou organista e todas as minhas saídas foram canceladas até junho. Um dos espetáculos era mesmo importante, em Saint Ouen l’Aumône, com a Associação 25 de Abril e a artista Elena Correia.

 

Quando espera regressar à atividade?

Espero que seja o mais rápido possível, mas infelizmente não acho que seja antes de setembro ou mesmo outubro. Vai ser devagarinho.

 

Durante este período tem aproveitado para trabalhar novos temas?

Infelizmente não, mas encontrei maneira de aproveitar o tempo livre e alegrar muita gente através as redes sociais. Desde o início do confinamento faço “diretos” no Facebook chamados La Quotidienne – às segundas e quartas-feiras, às 19h00 e às sextas-feiras, às 21h00 – sempre com temas diferentes: uns dias com música popular, outros com ritmos africanos… e tem juntado mais de 300 pessoas em cada um dos diretos. Depois, temos ao sábado, todos os 15 dias, aquilo que eu chamei Bailarico Facebook, onde a todo o tipo de música, acrescento ainda as dedicatórias para aniversários e tudo mais. Este fim de semana foram mais de 700 pessoas em direto, havia Portugueses de toda a parte do mundo, desde os Estados Unidos, à Suíça, passando pela Bélgica ou pela Alemanha…

 

Vai continuar com estes diretos?

Sim, mas no próximo sábado, dia 2 de maio, vou fazer o “Baile dos 1000”. Vamos tentar juntar 1.000 pessoas em direto e em simultâneo, entre as 21h00 e as 22h00, hora francesa.

 

Está a trabalhar em algum álbum?

Estou a trabalhar agora em fazer um CD com músicas populares de vários artistas, para toda a gente carregar gratuitamente em podcast e nas redes sociais. É um pedido de muita gente nas redes sociais.

 

Está preocupado com a situação atual de pandemia?

Sim, estou preocupado porque parece que ninguém leva a pandemia a sério. Quando abro a janela de casa vejo tantas pessoas na rua, quando ligo a televisão, países como os Estados Unidos levaram isso na brincadeira… não ajuda a termos um futuro risonho.

 

Quando esta situação passar, o que espera do “novo mundo” que há de vir?

Sem dúvida muita coisa vai mudar em todos os países, prioridades devem ser tomadas como comida, medicamentos, que devem ser feitos no país onde vivemos. Temos todos de ser eco responsáveis. Na área do trabalho, também vai ser diferente, tudo será com mais cuidado.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]