LusoJornal / Jorge Campos

Covid-19: Associação Desportiva Cultural dos Jovens Portugueses de St Priest… só ainda fez um jogo esta época

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

Saint Priest (69), cidade satélite do grande Lyon, acolhe um grande número de portugueses, que participam ativamente na vida social e económica deste município que acompanha a Comunidade portuguesa, dando-lhe apoios significativos desde há já longos anos.

A Associação Desportiva e Cultural dos Jovens Portugueses de St Priest (ADCJPSP) tem por principal atividade a prática do desporto, nomeadamente o futebol. A equipa reúne mais jovens portugueses e lusodescendentes, mas conta também com jogadores de outras comunidades presentes na cidade, como por exemplo Marroquinos e Cabo-verdianos.

Os responsáveis pela equipa e pela sua organização e participação nos Campeonatos, são Anthony Rodrigues e Samir. Os treinos e certos jogos são feitos no estádio municipal Jean Boin.

A equipa participa no Campeonato na terceira divisão do distrito do Rhône. “Na última temporada, o Campeonato não terminou e não houve subidas nem descidas de divisão” explicou ao LusoJornal o Presidente da coletividade Jaime Barros. “Esta época, neste final de ano, também está a ser muito difícil, pois só ainda fizemos um jogo desde o início do Campeonato devido ao confinamento. Vamos lá ver se para 2021 isto melhora, e se os jogos poderão de novo recomeçar”.

Segundo Jaime Barros, “todos os eventos que organizávamos no decorrer do ano, foram anulados até à data, ou seja, os jantares de convívio e as festas com a equipa de futebol”. Também está encerrada a sede da associação, onde funcionava, todos os fins de semana, um bar.

A Mairie de St Priest disponibilizou recentemente locais para serem utilizados pela associação, com uma superfície de 220 metros quadrados, sendo o dobro do que já possuía a associação.

“Também está suspensa a festa inaugural dos locais, que deveria ter sido organizada no decorrer de 2020. Vamos ver se será possível organizá-la em 2021” disse Jaime Barros.

Para além de Jaime Barros, a Direção da associação integra ainda o Vice-Presidente Paulo Rocha, o Tesoureiro José Silva e o Secretário Firmino Coelho, assim como mais 12 membros que integram o Conselho de Administração e participam na organização de todos os eventos desportivos e recreativos. Todos os fins de ano é realizada uma Assembleia geral onde se apresentam as contas aos sócios, assim como o calendário das atividades previstas.

Nesta cidade há um projeto de geminação que está a ser preparado, mas por enquanto aguarda que as condições sanitárias sejam favoráveis para os encontros e as reuniões de trabalho.

A autarquia continua a subvencionar a coletividade com o pagamento das despesas de funcionamento das instalações, nomeadamente a água e a eletricidade. A coletividade não está a atravessar dificuldades financeiras, apesar dos locais estarem encerrados pelo menos até ao dia 20 de janeiro.

 

ADCJPSP

47 rue Aristides Brian

St Priest

 

[pro_ad_display_adzone id=”38157″]