Criação de 10 Gabinetes de Apoio ao Emigrante na região de Coimbra

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, vai assinar Protocolos com 10 municípios portugueses da região de Coimbra para a criação de Gabinetes de Apoio ao Emigrante (GAE).

Os Protocolos de cooperação vão ser assinados entre a Direção-Geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas (DGACCP) do Ministério dos Negócios Estrangeiros e 10 Câmaras Municipais pertencentes à Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra: Cantanhede, Condeixa, Góis, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Penacova, Soure e Tábua.

A cerimónia vai ter lugar esta sexta-feira, dia 15 de fevereiro, à tarde, na sede da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, na rua do Brasil, em Coimbra.

Até esta manhã 147 Gabinetes de Apoio ao Emigrante tinham sido protocolados pela DGACCP em todo o país e o Governo tinha estipulado a meta de 150 até ao fim da legislatura, número que será largamente ultrapassado esta sexta-feira.

Os Gabinetes de Apoio ao Emigrante têm por missão apoiar os munícipes que tenham estado emigrados, que se encontrem em vias de regresso, que ainda residem nos países de acolhimento ou que pretendam iniciar um processo migratório.

Estes Gabinetes visam responder às questões inerentes ao regresso e reinserção em todas as suas vertentes: social, jurídica, económica, investimento, emprego e estudos, entre outras.

Com esta assinatura conjunta, ficarão protocolados 157 acordos de cooperação, dos quais 153 com municípios e 4 com Juntas de freguesia.

 

[pro_ad_display_adzone id=”20816″]