Crosne: Cerca de 150 alunos receberam Certificados do Instituto Camões


Numa cerimónia organizada Coordenação do Ensino Português em França / Instituto Camões e pela Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF), cerca de 150 alunos receberam no domingo passado, dia 3 de março, na Salle René Fallet, em Crosne (91), os Certificados de Língua Portuguesa entregues pelo Coordenação do Ensino Português em França / Instituto Camões.

Na cerimónia, presidida pelo Embaixador de Portugal em França, José Augusto Duarte, estiveram presentes o Cônsul Geral de Portugal em Paris, Carlos Oliveira, o Deputado francês de origem portuguesa Dominique da Silva, que também é Vice-Presidente do Grupo parlamentar de amizade França Portugal, o Maire de Crosne Michaël Damiati, o Adido social do Consulado de Portugal em Paris, Miguel Costa e Antoine Pavamani, Conselheiro do Primeiro Ministro francês, Gabriel Atal, cuja filha integrou o “Séjour linguistique d’immersion” organizado pela CCPF em 2023.

“Organizar uma cerimónia como esta dá visibilidade à língua, mas valoriza também os alunos e os pais” disse ao LusoJornal a Presidente da CCPF, Marie-Hélène Euvrard. “Parece-me muito importante associar a este evento o corpo diplomático e outras personalidades, para trabalharmos todos em parceria, para valorizarmos esta língua que tem passado despercebida em França. Passa depois do Inglês, do Espanhol e até depois do Corso”.

Embora estivessem presentes alunos de toda a região parisiense, Marie-Hélène Euvrard sonha um dia conseguir organizar esta entrega de Certificados numa sala em Paris.

A sessão foi apresentada por um grupo de alunas da Secção de português do Liceu internacional de Saint Germain-en-Laye, e começou com as quatro intervenções da tarde: do Maire de Crosnes, da Presidente da CCPF, da Coordenadora do Ensino e do Embaixador português.

José Augusto Duarte felicitou os pais por terem motivado os filhos a estudar português. O Instituto Camões tem cerca de 14.000 alunos a estudar português em França. “Mais de 12.000 são alunos do ensino primário, do CE1 ao CM2, em EILE, Ensino de língua internacional, e ELV, ensino de língua viva. Depois temos cerca de 1.000 alunos a aprender português no ensino associativo – não temos protocolo com todas as associações – e temos ainda cerca de 1.100 alunos nas Secções internacionais portuguesas, por toda a França” explicou Isabel Sebastião.

Apesar destes cerca de 14.000 alunos a aprender português nos cursos lecionados por professores do Instituto Camões, apenas 710 passaram exame de certificação de nível no ano passado e desses, 150 deslocaram-se a este evento para recuperar o Certificado, mas há mais alguns eventos como este de entrega de certificados noutras regiões de França.

“É importante porque o diploma é um reconhecimento do percurso do aluno, não é apenas importante estudar a língua, também é importante um documento que comprove em que nível o aluno está, se está capacitado e se tem competência comunicativa nesta língua” diz Isabel Sebastião. O exame é voluntário, mediante proposta do professor.

Os Certificados foram entregues por António Oliveira, Secretário Geral da associação ADEPBA, pelo professor aposentado Adelino Sousa, pela Coordenadora de Ensino Isabel Sebastião, pelo Adido Social do Consulado de Paris Miguel Costa, pelo Conselheiro Diplomático da Embaixada de Portugal Hugo Palma, pelo Cônsul Geral Carlos Oliveira, pelo Embaixador José Augusto Duarte e pelo Deputado Dominique da Silva.

“A língua portuguesa em França é importante porque a Comunidade portuguesa é a primeira Comunidade estrangeira em França, então é necessário haver coordenação entre o Estado francês e os representantes do Estado português em França, com as associações – que desempenham um papel importante nesta tarefa de promover a língua – e eu creio que é um dever de cada um de nós de promover a língua à escala local” disse ao LusoJornal o Deputado Dominique da Silva.

Numa tela gigante foram projetadas mensagens vídeo enviadas pelo duo de apresentadores do Telejornal da TVI Andreia Vale e Pedro Benevides e pelos apresentadores da RTP José Carlos Malato e Vanessa Oliveira. O jovem estudante Jorge Lucas, declamou o poema “Camões e a Tença” de Luís Vaz de Camões.

Durante a tarde houve ainda alguns momentos musicais. A professora do Instituto Camões, que também é fadista, Mónica Cunha, cantou “Alfama” e “Casa Portuguesa” – “Eu nem costumo cantar esta canção, demasiado ligada a outros tempos, mas compreendo que no estrangeiro tenha algum significado” disse a fadista. Cantou também “Amor é fogo que arde sem se ver” e “Havemos de ir a Viana”.

O cantautor Dan Inger dos Santos cantou a “Canção do engate” e, acompanhado pelo público, “Não há estrelas no céu”.

Os dois artistas fecharam a tarde com uma interpretação inédita de “Grândola, Vila Morena” a pedido da organização.