LusoJornal / António Borga

Damien da Silva e Mexer ofereceram Taça ao Rennes

Uma final com um vencedor impensável, foi o que aconteceu no sábado à noite no Stade de France com o triunfo do Rennes que esteve a perder por 0-2 antes de chegar ao empate e vencer na marcação das grandes penalidades. Uma vitória para a equipa da Bretagne que conta com dois lusófonos: o Moçambicano Mexer e o Lusodescendente Damien da Silva.

A final 2019 da Taça de França de futebol opunha o Paris Saint Germain, que venceu as quatro ultimas edições, ao Rennes, que já tinha perdido quatro finais.

Com as estrelas Neymar e Kylian Mbappé dentro das quatro linhas, o PSG estava na máxima força para defrontar a equipa do Rennes. Um duelo entre o avançado brasileiro Neymar e o campeão do mundo KYlian Mbappé de um lado, e a dupla de centrais lusófonos da equipa da Bretagne: o Moçambicano Mexer e o Franco-Português Damien da Silva.

O encontro começou da melhor maneira para os Parisienses. Os brasileiros Daniel Alves, aos 13 minutos, e Neymar, aos 22 minutos de jogo, apontaram os dois golos do Paris Saint Germain ainda na primeira parte.

Quando tudo parecia controlado para o PSG, eis que um golo mudou o encontro. Aos 40 minutos, o central francês do Paris Saint Germain, Presnel Kimpembe, desviou na própria baliza um cruzamento do Rennes. No intervalo os Parisienses venciam por 1-2.

Na segunda parte o jogo foi muito mais equilibrado e foi num canto que o Rennes chegou ao empate. O canto apontado pelo médio Clément Grenier foi desviado de cabeça pelo central Mexer que marcou o tento do empate.

O Paris Saint Germain tentou reagir mas não encontrou nenhuma solução para chegar à vitória. No fim dos 90 minutos as duas equipas estavam empatadas a dois golos.

No prolongamento os Parisienses dominaram mas não conseguiram marcar, mostrando algum nervosismo. Aos 119 minutos de jogo, Kylian Mbappé foi expulso por uma falta perigosa sobre o central Damien da Silva. No fim do prolongamento o empate mantinha-se.

Na marcação das grandes penalidades apenas um jogador falhou: Christopher Nkunku, o médio do Paris Saint Germain.

O Rennes venceu por 6-5 na marcação das grandes penalidades. A equipa da Bretagne venceu pela terceira vez a Taça de França, a última vez foi em 1971 frente ao Lyon por 1-0. Com este triunfo o clube de Mexer e de Damien da Silva vai disputar a Liga Europa na próxima temporada.

Quanto ao Paris Saint Germain vai terminar a época com dois títulos conquistados em França: a Ligue 1 e a Supertaça, tendo perdido a Taça da Liga e a Taça de França.