Dan Tibério, cantor, acordeonista, autor, compositor e vencedor de um IPMA Awards

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

Nasceu em França, filho de pais portugueses emigrantes, nativos da região do Douro e Sabugal.

Herdou do pai o talento para a música, Adérito Tibério, que foi o responsável pela composição do hino de Foz Coa.

Aos 7 anos de idade começou a aprender a tocar acordeão com Mady Helbert, autora, compositora e escritora (“De l’Ombre à Lumière”, Éditions St Honoré) sendo ela a principal responsável pelo desenvolvimento do percurso musical de Dan Tibério.

Dez anos mais tarde, integra o grupo “Les prodiges de l’accordéon”, a cargo de Maurice Larcange.

À idade de 21 anos, o seu nome tornou-se uma presença habitual em diversos concursos de talento musical, galas e concertos, com uma média anual de mais de setenta por ano.

Lança-se na gravação fonográfica, onde vários temas seus integram diversas compilações internacionais de áudio e vídeo, sendo algumas delas comercializadas exclusivamente no Japão, entre os quais o celebre tema “Dimé, Dimé”.

Participa em emissões de TV entre as quais “La chance aux chansons” do canal francês France 3.

Como autor e compositor, assinou os ilustres temas “Sortilège Argentin” e “Les yeux d’Elsa”, que foram gravados por nomes consagrados do acordeão.

Durante seis anos foi artista residente na reputada casa de espetáculos “Chez Gégène”, em Joinville, Ile-de-France.

Colabora com diversos nomes da música, tais como Michael Patrac (Eleggua Universal Music) e Michael Larcange. Em 2018 gravou um disco para o produtor Michel Handson com a participação de Luís Guerreiro.

Em 2019, recebeu a sua primeira nomeação nos IPMA Awards (Prémios Portugueses Internacionais da Música), com o tema “Par Serment”. Mas foi em 2020 que se fez justiça com a vitória nesse mesmo concurso, na categoria “World Music Performance”, com o tema “Devin”, tendo este também recebido uma segunda nomeação na categoria “Song of The Year”.

À ocasião participa em vários programas de rádio, incluído a rádio Alfa, tendo também recebido destaque no programa “Portugal em Direto” da RTP.

Atualmente, Dan Tibério está a preparar um novo trabalho discográfico, com temas em português, francês e inglês, em parceria com a Ypyc Muzic. As colaborações musicais com Hermenegildo Guerreiro, Eric Bouvelle, Ludovic Béier de música instrumental, são um trabalho continuo.

Mas é no palco que alimenta o seu coração, com a vibração de uma plateia.

Para além do álbum, está a preparar o seu regresso aos palcos, assim que as condições o permitirem, com um novo espetáculo repleto de música, dança e luzes.

Artista eclético que já gravou do fado ao latino, Dan Tibério diz que “o melhor está para vir”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]