Dassault Aviation Business Services inaugura esta sexta-feira uma unidade em Castelo Branco


A Dassault Aviation Business Services (DABS) vai inaugurar, esta sexta-feira, dia 12 de janeiro, uma unidade de manutenção no Aeródromo Municipal de Castelo Branco. A estação de manutenção de base da Dassault está instalada no hangar do AeroClube de Castelo Branco e “tem como principal objetivo a manutenção de aeronaves produzidas pela própria Dassault e, potencialmente, pela Bombardier”.

Em 2024, a empresa arranca com três projetos de manutenção de base, com uma duração média de quatro meses cada e que envolverão, em média, sete trabalhadores, gerando um volume de negócio que ascende aos 2,7 milhões de euros.

Segundo a DABS, na escolha de Castelo Branco para a instalação desta nova unidade “tiveram peso a localização estratégica do aeródromo, mas também as vantagens que se podem retirar das infraestruturas disponíveis neste espaço”, além de trabalhar com melhores condições, “evitando o congestionamento da área metropolitana de Lisboa e as restrições nos aeroportos de Lisboa e Cascais”.

A empresa realça ainda como vantagem o facto de o hangar onde fica instalada a unidade de manutenção estar já em perfeitas condições de funcionamento.

“Este é mais um importante passo da DABS no investimento que tem vindo a fazer em Portugal desde 2015”, ano em que entrou no mercado nacional, sintetiza.

O centro operacional de Castelo Branco passa a integrar uma rede que conta com várias estações de manutenção de linha espalhadas pelo mundo, como é o caso de Basileia (Suíça), Clemont-Ferrand (França), Djibouti, Luanda (Angola), Lugano (Suíça) Paris Le-Bourget (França), Cascais-Lisboa (Portugal) e Londres Luton e Londres Farnborough (ambas no Reino Unido).

A DABS é uma importante componente da empresa Dassault Aviation SA, fabricante francesa de aviões civis e militares, fundada em 1929, embora tenha sede na Suíça.

Anteriormente denominada como TAG Maintenance Services, este fornecedor de serviços de manutenção, reparação e operações foi adquirido pela Dassault Aviation em 2019.

Atualmente, a DABS conta com cerca de 500 profissionais que dão resposta às necessidades de um grupo diversificado de operadores que operam aeronaves de vários fabricantes mundiais.