Dassault Aviation Business Services inaugurou unidade de manutenção em Castelo Branco


No passado dia 12 de janeiro, a empresa DABS (Dassault Aviation Business Services), do grupo Dassault Aviation SA, grupo empresarial francês do setor aeroespacial, com interesses nas áreas da defesa, drones, aviação executiva e espaço, inaugurou no Aeródromo Municipal de Castelo Branco, um Centro de Manutenção de base.

De acordo com o comunicado da empresa, o polo de manutenção, “tem como principal objetivo a manutenção de aeronaves produzidas pela própria Dassault e, potencialmente, pela Bombardier”.

Presente em Portugal desde 2015, com uma unidade de manutenção em Tires, para a DABS, a escolha de Castelo Branco para a instalação desta nova unidade, pesou com fatores, “a localização estratégica do aeródromo” e a procura de melhores condições de operacionalidade, nomeadamente, para minorar “o congestionamento da área metropolitana de Lisboa e as restrições nos aeroportos de Lisboa e de Cascais”.

De acordo com um comunicado da empresa, o arranque da nova unidade está previsto para o início do corrente ano e “contará, em 2024, com três projetos de manutenção de base, com uma duração média de quatro meses cada e que envolverão, em média, sete trabalhadores, gerando um volume de negócio que ascende aos 2,7 milhões de euros”.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, este é um investimento “estruturante”, com um papel de “alavanca” para outros projetos, não são só para a cidade mas, também, para toda a região.

Manuel Veloso