Debate sobre “A Lusofonia – uma utopia?” na Universidade de Saint Etienne

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O Grupo de Estudos de Português da Faculdade Artes, Letras e Línguas da Universidade Jean Monnet, de Saint Etienne, organiza esta quinta-feira, dia 19 de novembro, a partir das 10h00, um colóquio intitulado “La Lusophonie – une utopie?”.

O evento, que quer discutir o conceito de lusofonia nos dias de hoje e no futuro e a importância do mundo lusófono em França e no mundo, tem a parceria do Instituto Camões e vai ser transmitido em direto através da página Facebook do Leitorado do Camões e nas redes sociais do LusoJornal.

No encontro vão participar o Deputado socialista à Assembleia da República eleito pelo círculo eleitoral da Europa, Paulo Pisco e o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Câmara Brito.

No evento, vão participar ainda Ana Paula Coutinho, Professora da Universidade do Porto, que tem desenvolvido investigação na área da interculturalidade, nomeadamente nas representações literárias e artísticas da Migração e do Exílio; Diego Garcia, estudante de Estudos Europeus e que se define como sendo uma simbiose galego-portuguesa, originário das cidades de A Mesquita e de Santa Comba Dão. Tem muita curiosidade pela figura de Carvalho Calero e pelo reintegracionismo galego; Lourenço do Rosário, antigo Reitor da Universidade Politécnica em Moçambique que se dedicou à investigação sobre a Narrativa de Transmissão Oral Africana e Literatura Africana de Expressão Portuguesa; Ieda Maria Alves, professora na Universidade de São Paulo, autora de obras dedicadas ao neologismo e especialista em Terminologia Aplicada à linguagem dos negócios; Aurobindo Xavier, fundador e atual Presidente da Sociedade Lusófona em Goa e da Indo German Friendship Society of Goa, ambas na Índia, fundador e Diretor da revista portuguesa Tecnologias do Ambiente; e Vânia Rego, professora no Instituto Politécnico de Macau, que tem desenvolvido investigação nas áreas da literatura portuguesa e da teoria literária.

Segue-se uma mesa redonda sobre “Lusofonia: viagens para um futuro comum” com o escritor Mário Máximo e o Professor Pedro Gomes Barbosa, e um encontro com os escritores Domingos Lobo, Nuno Gomes Garcia e Jean-Yves Loude.

A conclusão do debate vai estar a cargo do Leitor do Instituto Camões Pedro Oliveira, da Responsável pelos Estudos Portugueses na Universidade, Rosa-Maria Fréjaville, e na Comissão organizadora está ainda a Professora Andreia Silva-Mallet.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37509″]