LusoJornal / Jorge Campos

Delegação de Fornos de Algodres veio a França no quadro da geminação com Sainte Consorce

No fim de semana passado, o Comité de Geminação entre Sainte Consorce (69) e Fornos de Algodres, comemorou o quinto aniversário desta geminação assinada em 2013, e assinalou também a cerimónia nacional do 14 de Julho.

Uma delegação da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, chefiada pelo Vereador Paulo Costa – que representava o Presidente da Câmara Manuel Fonseca – veio a França integrando também o Chefe de Gabinete Luís Rodrigues, e o Vice Presidente do clube de futebol local Bruno Rebelo. Os dois vieram para o seu “primeiro contacto” com os dirigentes desportivos locais, e também a população de Sainte Consorce.

“Queremos acolher nas melhores condições as equipas de Grezieu e de Sainte Consorce que vão participar no nosso Torneio de futebol de sub-11 e sub-12, e também às famílias e acompanhantes técnicos, que se deslocam a Portugal em finais de junho de 2019” revelou Bruno Rebelo, Vice Presidente da ADFA.

“Estamos contentes por receber esta delegação que responde ao nosso convite feito em março passado” explicou ao LusoJornal Pascal Didelet, o Presidente do Comité de Geminação.

Na comitiva portuguesa estava também uma delegação dos Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres, acompanhada pelo seu Comandante José António e que trazia também um convite para o 70° aniversário desta corporação de bombeiros que vai ter lugar no fim de semana de 8 e 9 de dezembro. “Certamente que a autarquia de Sainte Consorce e o Comité de Geminação vão responder presentes a este convite, assim como os Bombeiros de Sainte Consorce” diz Pascal Didelet.

Também o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, esteve presente e passou o dia de sábado na companhia da Delegação portuguesa e da autarquia francesa. “Agradeço o convite que me foi feito e também felicito todas estas iniciativas de confraternização e de intercâmbio, assim como os vossos futuros projetos” disse o Cônsul Geral na sua intervenção. “Proponho também ao Maire Jean-Marc Thimonier de vir a Sainte Consorce, ao encontro da população e dos jovens das escolas, para lhes apresentar Portugal, historicamente e culturalmente”.

“Foi uma visita cheia de bons contactos e de calor humano que nos deixou muito agradecidos, não só à equipa da Mairie e ao Comité de Geminação, mas também aos Bombeiros de Sainte Consorce. Vivemos aqui três dias formidáveis e podemos também partilhar a festa da vitória da França no Mundial de futebol” disse ao LusoJornal José António, o Comandante dos Bombeiros de Fornos de Algodres.

Os próximos intercâmbios e visitas estão agendados para dezembro próximo, para o aniversário dos Bombeiros de Fornos de Algodres, e também para março de 2019, no decorrer da Festa do Queijo da Serra, que tem lugar anualmente na autarquia serrana de Fornos de Algodres.

A duas Delegações regressaram a Portugal na segunda-feira, dia 16 de julho.