Delegação de Mogadouro participou no ‘Bar Ephémère’ do ‘Comité de Jumelage’ de Groslay

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

O ‘Comité de Jumelage’ de Groslay organizou este fim de semana a segunda edição do ‘Bar Ephémère’, um minifestival cultural organizado pelo comité que gere as duas geminações daquela cidade do Val d’Oise, com Mogadouro (Portugal) e com Schemmerhofen (Alemanha). Os Presidentes de Câmara das duas cidades vieram a França para participarem neste evento.

De Mogadouro, para além do Presidente António Pimentel, veio também o Presidente da Assembleia Municipal, Victor Baptista e a Chefe do Gabinete do Presidente. Estiveram presentes no dia de abertura do ‘Bar Ephémère’ o Deputado desta área consular, o lusodescendente Dominique da Silva, a Deputada lusodescendente Nathalie de Oliveira na Assembleia da República portuguesa e o antigo Deputado e antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Carlos Gonçalves. Também esteve presente no encerramento, o Adido Social do Consulado Geral de Portugal em Paris, Miguel Costa.

Durante três dias – sexta-feira, sábado e domingo – o parque da Mairie de Groslay transformou-se numa esplanada gigante, com mesas, cadeiras e parassóis. Apesar das ameaças, a chuva não estragou a festa e as altas temperaturas convidadam precisamente a momentos de partilha agradável num dos parques da cidade.

“Na verdade, temos dois eventos a decorrer. Por um lado o Bar Ephémère tal como já o tínhamos programado no ano passado, e por outro lado, acolhemos três delegações oficiais nesta altura” explicou ao LusoJornal o Presidente do Comité de Geminação da Groslay. “Mogadouro já tinha uma geminação com Ploumagoar, na Bretagne, e então, para além das delegações de Mogadouro e de Schemmerhofen, convidámos também o Comité de Geminação de Ploumagoar” completou Carlos Pereira, que também é o Diretor do LusoJornal.

As três delegações tiveram encontros com o Maire de Groslay e visitaram a cidade. “Groslay tem cerca de 9.000 habitantes, é uma pequena cidade – quase uma aldeia – mas foi importante mostrar aos autarcas das duas cidades geminadas, as estruturas de Groslay e as suas instituições” disse o Presidente do Comité de geminação. As comitivas visitaram a igreja do século 13, onde está aliás uma réplica de Nossa Senhora do Caminho, oferecida pela autarquia de Mogadouro, o BricoLab recentemente criado e que tanto apreciou o Presidente da Câmara António Pimentel, que se vai inspirar para criar uma estrutura idêntica, o Sindicato agrícola que mais não é do que um pequeno museu de alfaias agrícolas, entre muitas outras estruturas. “Groslay era essencialmente uma terra agrícola que produzia fruta e legumes para abastecer Paris, aliás a linha do caminho de ferro foi construída essencialmente para que esses mesmos frutos e legumes chegassem mais rapidamente a Paris” explica Carlos Pereira. “Eles recolhem tratores e alfaias antigas, que depois restauram. Até porque em Groslay havia uma importante fábrica de alfaias agrícolas e foi aqui que foram inventadas as charruas reversíveis, que tanto podem lavar para um lado, como para outro”.

Pelo palco passou a cantora Bévinda, a fadista Conceição Guadalupe, a companhia Isaurel, o grupo de cantares ‘a capela’ Em Canto’, o humorista PV, a cantora franco-portuguesa Christine Jomaa, mas também houve um debate sobre “Ecologia e produção de energia”, uma apresentação de livros das autoras Altina Ribeiro, Adeline Grilo e Laurence Vasseur, assim como uma apresentação dos cursos de português para os alunos das escolas primárias de Groslay. Recentemente, a Professora de português Samanta Fernandes e o Comité de Geminação organizaram uma viagem a Mogadouro dos alunos das aulas de português de Groslay (CM1 e CM2).

“Como não há esplanadas em Groslay, o objetivo é que as pessoas possam sair de casa, estarem num bar a conversar, a passar momentos agradáveis, a ouvir música, portuguesa ou alemã, a beber e a comer uma bifana ou um pastel de nata” garante o Presidente do Comité de Geminação.

Durante o ano, o Comité de Geminação já se deslocou a Schemmerhofen para redinamizar a geminação que estava parada há quase 20 anos, organizou uma exposição sobre a Diáspora judaica portuguesa na Mediateca de Groslay, projetou filmes, organizou sessões de contos portugueses para crianças… e para o segundo semestre vai participar na Festa da Ciência, vai organizar, entre muitas mais ações, um concerto de Fado na Igreja de Groslay, e vai animar um stand na Festa dos Gorazes, em Mogadouro.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]