CM Montalegre

Delegação de Montalegre faz balanço positivo da Feira de Nanterre

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

O Presidente da Câmara municipal de Montalegre, Orlando Alves, chefiou uma delegação barrosã que participou na Feira de Nanterre no fim de semana passado e da qual faziam parte Fátima Fernandes, Vereadora da educação, e os Presidentes de Junta de Freguesia de Cabril, Ferral, Gralhas, Meixedo e Padornelos, Montalegre e Padroso, Morgade, Negrões, Solveira, Vilar de Perdizes e Meixide.

“Foi uma excelente oportunidade de estabelecermos esta interligação entre a comunidade barrosã sediada em Paris e os seus eleitos locais, onde o Presidente da Câmara se fez acompanhar dos seus Presidentes de Junta. Não estiveram todos. No entanto, os que não puderam vir estão de corpo e alma” diz o Presidente Orlando Alves. “Foi uma oportunidade de percebermos as reais dificuldades e as motivações de quem aqui está todo o ano. Vamos melhor preparados para, na sede do Concelho e nas Juntas de freguesia, irmos mais rapidamente ao encontro da satisfação dos seus reparos e das suas necessidades”.

A Vereadora Fátima Fernandes considera que esta Feira “foi a melhor de sempre. Este ano foi especial porque há já muito tempo que não vínhamos aqui. Vimos muito carinho e muita saudade. Queriam muito que estivéssemos aqui. É uma obrigação trazermos esse coração da terra deles e levarmos o nosso coração. Esta gente faz parte de nós. São nossos. São filhos da nossa terra. São barrosões de primeira água com toda a honra e isso vê-se nestes encontros: abraçam, perguntam, emocionam-se, questionam, criticam” diz, citada pelo serviço de comunicação do município. “Não é só uma obrigação, é um gosto imenso estar aqui entre os nossos. Somos todos família, verdadeiramente. Encontramos sempre um gosto renovado. Esta memória faz falta”.

Para Márcio Azevedo, Presidente da Junta de freguesia de Cabril, “estamos a falar de uma iniciativa importante para não deixar perder esta ligação entre a ‘terra-mãe’ e os seus descendentes. Esta ligação é muito importante para sentirem que quem lá está os valoriza e não os esquece. Há que salientar esta ação no seu todo. Antes de vir cá, tinha uma opinião diferente daquela que tenho hoje. Sinto que as pessoas que aqui estão sentem de forma diferente o seu país e que valorizam muito a presença dos seus representantes locais”.

“Foi uma participação especial uma vez que vimos de uma situação pandémica que nos inibiu de festejarmos com os nossos. Estão longe da nossa terra, mas estão sempre no nosso coração” diz por sua vez o Presidente da Junta de Ferral, Aníbal Ferreira. “É com muita alegria que estamos a representar o nosso território. Depois desta desgraça da pandemia, vimos que o sentimento foi renovado. Somos barrosões, somos mentalmente invencíveis e estamos com o espírito renovado”.

Alceu Afonso, Presidente da Junta de Gralhas diz que “é sempre um prazer e orgulho estar nesta Feira de Nanterre com a gente da nossa terra. Encontrei bastantes pessoas de Gralhas. Serve para matar saudades. Eu próprio estive aqui vários anos e sei como isto é importante”.

Paulo Barros, Presidente da Junta de Meixedo e Padornelos deslocou-se pela primeira vez a França. “Achei a cidade de Paris muito bonita. A Feira é muito interessante. Encontrei muita gente da minha terra e do concelho. Esta promoção vale sempre a pena quando as pessoas estão fora do país. Quem mora no estrangeiro dá muita importância a este tipo de iniciativas”.

“Foi muito bom. Gostei muita da Feira. É a primeira vez que aqui venho. Levo uma boa impressão. Gostei da convivência que tive com os colegas e com as pessoas que aqui residem. Vi muita gente da vila de Montalegre e do concelho. Gostei de falar com eles. Fiquei muito contente. Fiquei surpreendido com o que encontrei. Pensei que não era tão bom. Fiquei admirado e para o ano estarei aqui outra vez se Deus quiser” diz o Presidente da Junta de Montalegre e Padroso, Germano Batista.

António Miranda, Presidente da Junta de Morgade também diz que gostou da viagem. “Correu tudo bem. Fiquei contente por ter visto tanta gente na Feira. É uma mais valia esta iniciativa. Faz todo o sentido vir cá visitar os nossos conterrâneos. Recomendo”.

Para Victor Carreira, Presidente da Junta de Negrões, o balanço também é positivo. “Parabéns à Câmara de Montalegre por voltar a fazer esta iniciativa. A meu ver, é muito bem feito porque consegue reunir os emigrantes. Temos cá muita gente que gosta de nos ver aqui. Estive com muita gente da nossa freguesia. Levamos ideias onde algumas são aproveitadas. É bom para divulgar a nossa cultura e os nossos produtos locais”.

“O balanço é muito positivo. Encontrei aqui gente da minha terra. Foi um gosto. É um prazer enorme estar aqui mantendo a ligação à nossa terra. É sempre bom rever as nossas raízes e o povo que nos acompanha. É uma aposta muito boa do município de Montalegre representar o nosso povo. Representar Barroso é sempre um orgulho” diz por seu lado o Presidente da Junta de Solveira, Hugo Araújo.

Finalmente, o Presidente da Junta de Freguesia de Vilar de Perdizes e Meixide, João Araújo afirma que “sou cliente desta feira há muitos anos. Antes como emigrante, agora como Presidente de Junta. É sempre bom estar aqui. Vê-se muita gente e vê-se os nossos produtos. É um orgulho para todos nós. Os emigrantes devem estar gloriosos de ver um concelho como Montalegre. É um privilégio ver os produtos da terra e as nossas gentes”.

O Presidente da Câmara de Montalegre sente “um brilho especial no olhar dos nossos concidadãos, um sorriso aberto, um exercício de camaradagem e de confiança e um agradecimento por este esforço que fazemos por estar aqui”.

Orlando Alves confirma que “foi bom voltarmos a ter oportunidade de nos abraçarmos. Apesar de ser cansativo, levamos o conforto de alma de sentir que fomos úteis e que trouxemos esperança”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]