Delegação de Paris da Fundação Calouste Gulbenkian: 3ª edição do colóquio internacional “La voix aux images”

A terceira edição do colóquio internacional “La voix aux images” terá lugar na terça-feira, dia 21 de maio, das 9h30 às 18h00 na Delegação em França da Fundação Calouste Gulbenkian.

O objetivo desta edição, segundo os organizadores é o de “celebrar, de forma mais ampla, o universo cultural da língua portuguesa”. Serão discutidos temas relacionados com a arquitetura e a cidade. Projeto e desenho, fotografia e cinema, práticas e teorias, crítica e história, documentário e ficção, estruturam o programa e orientam as discussões.

Um grupo de especialistas e protagonistas diretamente envolvidos na realidade arquitetónica e urbanística e os seus modos de receção desenvolverão esses temas. Um ciclo de obras documentárias ou artísticas (filmes, documentários e vídeos artísticos) completa e amplifica esta apresentação.

A primeira edição em 2017 concentrou-se sobre o tema da relação entre o pensamento verbal e outros tipos de línguas, especialmente o mundo complexo de formas e imagens. Como se pensa e escreve em português sobre as artes plásticas e visuais. Como estas formas e imagens são exibidas e divulgadas. Que influências recíprocas podem ser estabelecidas entre diferentes idiomas. E contou com a participação de Bernard Bouche, Bernardo Pinto de Almeida, Emília Tavares, Filipa Lowndes Vicente, Jacinto Lageira, Marc Lenot, Margarida Medeiros, Teresa de Castro, Sandra Vieira Jürgens et Vera Mantero.

A segunda edição do colóquio “La Voix aux Images – Sur Scène e Hors Scène”, com o subtítulo “O corpo e o décor, as imagens e as palavras, a música e a voz” tinha sido realizado a 17 de maio do ano passado, também na Gulbenkian de Paris, em parceria com a Embaixada de Portugal e o Camões – Centro Cultural Português em Paris, e pretendeu refletir o universalismo da língua portuguesa através de diálogos entre o cinema, literatura, teatro, dança”. Esta segunda edição teve como intervenientes: Alexandre Delgado, Beatriz Batarda, Chloé Siganos, Fábio Godinho, Gabriel Abrantes, Graça dos Santos, Jacques Bonnaffé, Maria João Brilhante, Marie-Amélie Robilliard e Pierre Léglise-Costa.

Evento realizado em parceria com Camões – Centro Cultural em Paris.

 

Fundação Calouste Gulbenkian -Delegação em França

39 boulevard de la Tour-Maubourg

75007 Paris

Entrada livre

 

[pro_ad_display_adzone id=”24612″]