Deputado Paulo Pisco esteve em Lyon e em Clermont-Ferrand

O Deputado socialista Paulo Pisco, eleito pelo círculo eleitoral da Europa, assistiu no fim de semana passado, a vários eventos, em Lyon e em Clermont-Ferrand, depois de já ter estado em Paris.

O Deputado esteve em Lyon na quinta-feira, dia 11 de janeiro, para participar nos eventos comemorativos do cinquentenário do 25 de Abril, e visitou a Comunidade portuguesa no meio associativo.

Na sexta-feira dia 12 de janeiro passou por Clermont-Ferrand onde encontrou a professora de português Andreia Silva, pela qual foi convidado a fazer uma intervenção durante uma aula com os seus alunos, precisamente sobre o tema do “25 de Abril, o fascismo e a liberdade conquistada nesse dia”, no Lycée Ambroise Brugière. “Tive a satisfação de falar com os alunos do curso de português sobre Portugal e sobre experiências de vida. Foi um encontro muito gratificante numa escola que pretende aprofundar as relações com Portugal” explicou Paulo Pisco ao LusoJornal, ao mesmo tempo que agradecia à professora Andreia Silva “pelo convite que me fez e pelo seu dinamismo na escola, na promoção da língua portuguesa em Clermont-Ferrand”.

Ainda em Clermont-Ferrand, onde a população portuguesa é muito importante, teve encontros com responsáveis associativos e empresários portugueses. “Estive com duas grandes referências da nossa Comunidade: Jorge Teles, um histórico do PS, e João Veloso, o grande líder do movimento associativo na região de Auvergne, Presidente da Casa de Portugal, Associação dos Portugueses Minhotos, criador das festas de Saint Jean, hoje festas da cidade”.

De regresso a Lyon, na Associação portuguesa de Bron, Paulo Pisco teve um encontro com membros da Comunidade portuguesa para falar da “relevância” dos Conselheiros das Comunidades Portuguesas, sobre a nova lei da imigração em França “que também penaliza os Portugueses”, segundo o Deputado, e ainda sobre a importância da celebração dos 50 anos do 25 de Abril.