Dia 04 de fevereiro, Dia Mundial contra o Cancro

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

1799: Nasce João Baptista da Silva Leitão, que virá a adotar os apelidos Almeida Garrett. Escritor, político liberal, fundador do Teatro Nacional e reformador do ensino artístico.

1808: Napoleão Bonaparte determina a cobrança, em Portugal, do imposto extraordinário no valor de 100 milhões de francos.

1872: O Ministro da Fazenda português, Fontes Pereira de Melo, propõe novos impostos para acabar com o défice orçamental.

1961: Início da luta armada pela independência de Angola. Depois de várias ações repressivas da polícia portuguesa, o MPLA ataca a Casa de Reclusão Militar, o quartel da PSP e a delegação da Emissora Nacional em Luanda. No norte do território, a UPA ataca fazendeiros brancos.

1963: É pedido o boicote económico e diplomático a Portugal na III Conferência Afro-Asiática. Em Argel, é constituído o Governo de Angola no exílio.

1979: A equipa de atletismo do Sporting Clube de Portugal, constituída por Fernando Mamede, Aniceto Simões e Carlos Lopes, revalida o título europeu de corta-mato.

2003: Começa a demolição da Aldeia da Luz, no Alentejo.

Este é o trigésimo quinto dia do ano. Faltam 330 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “As emoções são intermináveis – quanto mais as exprimimos, mais maneiras temos de as dizer”. E.M. Forster (1879 – 1970), escritor britânico.