LusoJornal / Jorge Campos

Dia de Portugal foi comemorado no Consulado de Portugal em Lyon

O Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, acolheu no salão nobre do Consulado de Portugal, os seus convidados para celebrar o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas. A cerimónia teve lugar no dia 7.

«Somos cerca de quarenta mil Portugueses na região de Lyon, e duzentos e cinquenta mil na região Auvergne-Rhône-Alpes. Nesta área consular existem cerca de cento e cinquenta associações, que reúnem no decorrer dos anos a Comunidade em festejos culturais ou outros» disse o Cônsul Geral Luís Brito Câmara no seu discurso de boas vindas.

Recordando que existem 10 milhões de Portugueses em Portugal continental e ilhas (Açores e Madeira) e quase 6 milhões no estrangeiro (1,5 milhões em França), indicou que as comemorações oficiais do 10 de Junho este ano teriam início nos Açores e depois nos EUA, onde existem importantes Comunidades portuguesas «que honram Portugal».

Também fez leitura de parte da mensagem do Secretário de Estado José Luís Carneiro, dirigido à Comunidade portuguesa espalhada pelo mundo. «A todos, desejo uma celebração do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas com alegria, o orgulho e o significado de sempre».

José da Costa fez cerca de de 300 quilómetro para estar no Consulado de Portugal. É o Presidente da ULFE (União luso francesa europeia) de Dijon. «Penso que somos um bom exemplo para toda a Comunidade portuguesa, não só em França mas no mundo» disse ao LusoJornal, referindo-se ao edifício que a associação construiu.

O Cônsul Geral agradeceu o apoio dado por todas as associações, empresários e cidadãos portugueses residentes na região de Auvergne Rhône-Alpes e Bourgogne Franche Comté «que desempenham um papel crucial em manterem Portugal sempre presente ao nível social, cultural, económica e política e que constituem uma das mais importantes mais-valias de Portugal no mundo», reforçando «o humanismo e a integração com sucesso de Portugal na vida internacional, exemplar a todos os níveis».

No salão do Consulado estavam presentes numerosos Presidentes das associações portuguesas da região de Auvergne-Rhône-Alpes e Bourgogne Franche Comté, empresários e representantes de empresas, comerciantes e banqueiros, assim como agentes da cultura e da língua portuguesa. Conviveram à volta de um cocktail oferecido pelo Cônsul Geral, que estava acompanhado pelo Vice Cônsul Sabino Pereira e de alguns dos funcionários do posto.

Aliás Luís Brito Câmara agradeceu o «empenho» dos funcionários do Consulado-Geral «e em especial o Senhor Vice-Cônsul Sabino Pereira pelo seu trabalho, esforços e dedicação».

Estava também presente a leitora do Instituto Camões em Lyon, Luísa Dutra que se despedia da Comunidade, pois está em fim de missão e regressa a Portugal, a Torres Vedras, sua terra natal, para encontrar de novo os alunos que tinha deixado há dois anos.

«Vamos participar, nas Festas Consulares da cidade de Lyon, nos dias 22, 23 e 24 de junho, na praça de Bellecour. Estão todos convidados a visitarem o nosso stand, para dar visibilidade e fazer a promoção da nossa cultura e de Portugal» concluiu ao LusoJornal Luís Brito da Câmara.