Dia de Todos os Santos, Dia dos Mortos e Halloween

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A data de 1 de novembro é o Dia de Todos os Santos, uma celebração católica que homenageia todos os santos e mártires da religião, especialmente aqueles que não têm um dia específico no calendário. A origem desta festa remonta ao século II, quando os cristãos começaram a honrar os que tinham sido perseguidos e martirizados por causa da sua fé. No século VIII, o Papa Gregório III dedicou uma capela em Roma a todas as pessoas que tinham vivido uma existência de acordo com o Evangelho e, por isso, eram consideradas santas e foi ele quem ordenou que a solenidade fosse celebrada a 1 de novembro.

Em alguns países, como Portugal, o dia 1 de novembro, Dia de Todos os Santos, é feriado nacional. As famílias costumam visitar os cemitérios e enfeitar as campas dos seus entes queridos com flores e velas. Também se realizam missas e procissões em memória dos fiéis defuntos.

Contrariamente a certas ideias generalizadas, este dia é, por vezes, identificado como o Dia dos Fiéis Defuntos, também conhecido como Dia dos Finados, Dia dos Mortos ou Dia das Almas, que é um acontecimento que, na realidade, se celebra em 2 de novembro. É uma data em que a Igreja Católica homenageia os entes queridos que já faleceram, rezando pela sua alma e pelo seu perdão.

Em Portugal, o Dia dos Fiéis Defuntos (2 de novembro) não é feriado nacional, mas é costume as pessoas visitarem os cemitérios e levarem flores aos túmulos dos seus familiares e amigos, donde a recuperação do feriado do dia 1 de novembro. Em alguns países, como o México, o Dia dos Mortos é uma festa muito animada e colorida, onde se acredita que os mortos vêm visitar os seus parentes.

Ao invés, no dia 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, nos países anglo-saxónicos, existe a crença de que as almas dos mortos descem à terra nos locais de nascimento. Por isso, à noite festeja-se o Dia das Bruxas ou Halloween, uma tradição que mistura elementos pagãos e cristãos. As crianças fantasiam-se de monstros e bruxas e saem às ruas para pedir doces ou travessuras.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]