Dois concertos de Yann Tiersen em Portugal

O músico francês Yann Tiersen vai atuar a 13 de março no Coliseu do Porto e no 15 de março no Convento de São Francisco, em Coimbra.

Os dois concertos intimistas, como refere a promotora, fazem parte da digressão «Eusa», nome do mais recente álbum de Yann Tiersen, feito a partir de uma série de gravações de exteriores e composições ao piano inspiradas em diferentes locais da ilha Ushant, na Bretanha.

«O que era para ser um livro de partituras, que fosse um mapa da ilha Ushant (Eusa na linguagem local), localizada a 30 quilómetros da região mais a noroeste de França (Bretanha), tornou-se num disco e numa ‘tour’ europeia por salas esgotadas, que chega, agora, ao Porto», referiu a Sons em Trânsito em comunicado.

O músico e compositor Yann Tiersen, nascido em Brest em 1970, ficou famoso internacionalmente depois de ter assinado a banda sonora do filme «O Fabuloso Destino de Amélie Poulain», realizado por Jean-Pierre Jeunet. Dois anos depois criou também a banda sonora do filme «Adeus, Lenine», de Wolfgang Becker. Mas o percurso musical, sobretudo dentro do rock avant-garde, de Yann Tiersen, é composto por vários álbuns e parcerias pelo menos desde o começo dos anos 1990.