Elisabeth Moreno quer continuar a desenvolver relação entre França e Cabo Verde como Deputada

[pro_ad_display_adzone id=”41077″]

 

A ex-Ministra e candidata na 9º circunscrição dos franceses no estrangeiro, Elisabeth Moreno, diz que Cabo Verde é um país “em pleno desenvolvimento” e que caso seja eleita Deputada em França vai continuar a trabalhar nas relações bilaterais. “Tive oportunidade de ir a Cabo Verde enquanto Ministra e recebi também em França a visita de vários Ministros cabo-verdianos. Quero ser Deputada desta circunscrição também para continuar a desenvolver as relações entre a França e Cabo Verde”, afirmou Elisabeth Moreno, ex-Ministra da Igualdade em França, em entrevista à Lusa.

Elisabeth Moreno bate-se pela primeira vez nas eleições legislativas em França para se tornar Deputada na Assembleia Nacional. Nascida em Cabo Verde, esta ex-governante chegou ainda criança a França, tendo depois desenvolvido uma carreira na lideraça de algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Agora, esta francesa com origens cabo-verdianas foi nomeada pelo Presidente da República como candidata do seu partido à 9º circunscrição dos franceses que vivem no estrangeiro que inclui Cabo Verde, a Guiné-Bissau e outros 14 países africanos.

“Eu sou franco-cabo-verdiana, portanto se for eleita, serei desde logo a representante dos franceses que vivem no meu círculo eleitoral, mas é claro que dou muita importância à relação entre a França e Cabo Verde porque partilhamos muitos valores e há muitos cabo-verdianos que vivem em França e vice-versa”, declarou.

Com algumas centenas de franceses que vivem em Cabo Verde alguns com negócios ligados ao turismo ou outros com origens cabo-verdianas que voltaram às suas raízes, Elisabeth Moreno considera que a comunidade está bem integrada no país. “Todos os franceses estão bem integrados, porque Cabo Verde acolhe muito bem toda a gente e sabe como receber todas as pessoas que vêm viver para o arquipélago”, explicou.

Para a ex-Ministra, Cabo Verde é um país “em pleno desenvolvimento”, com um grande potencial. “Cabo Verde é um país em pleno desenvolvimento, claro que muito graças ao turismo, mas não só. Há o ambiente, as novas tecnologias, os serviços. Há muito potencial neste país”, indicou.

Ao contrário dos círculos eleitorais no território nacional cuja primeira volta decorreu este domingo, Elisabeth Moreno já passou à segunda volta das legislativas na semana passada porque os franceses que votam fora do país, votam mais cedo.

Esta candidata da coligação de centro Ensemble, que agrega o partido do Emmanuel Macron e mais três partidos de centro, vai bater-se contra Karim Ben Cheikh, o candidato da coligação Nova União Popular Ecologista e Social (Nupes).

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]