Elisabeth Vaz expõe no Consulado Geral de Portugal em Lyon



Na semana passada, dia 5 de dezembro, a pintora Elisabeth Vaz inaugurou uma exposição de pintura no Consulado Geral de Portugal em Lyon. As obras estarão patentes ao público até ao dia 6 de janeiro.

No dia da “vernissage” esteve presente o Cônsul-Geral André Sobral Cordeiro, o Técnico superior do Consulado Luís Marçal, e vários funcionários consulares, assim como um público muito interessado pelas obras apresentadas, no Salão nobre do Consulado português.

Assinale-se ainda a presença do Conselheiro das Comunidades Jorge Campos, recentemente eleito, que se deslocou “para dar apoio à pintora Elisabeth Vaz e, assim, também à cultura portuguesa”.

Elisabeth Vaz em origem portuguesa e a dupla nacionalidade, mas nasceu em França. “Os meus pais são do norte de Portugal, de Fafe. Portugal é o meu país, e o qual gosto muito de visitar. Aliás, tenho casa em Braga” disse a pintora ao LusoJornal. “Sou casada e tenho três filhas e três netinhas, vivo na região de Chartreux, em St Laurent-du-Pont, onde trabalho e me dedico à minha paixão que é a pintura”.

“Gosto de me exprimir pintando principalmente o género abstrato e figurativo. Há mais de 22 anos que pinto e que exponho onde me permitem, o que acontece uma a três vezes por ano. No início, a minha família não aceditava em mim, e até me criticava! Mas hoje apreciam o que eu faço”.

Elisabeth Vaz é autodidata e nunca teve aulas de pintora. Segue a sua imaginação e a sua visão, para transpor nas telas os seus pensamentos e sentimentos. A artista utiliza várias técnicas, nomeadamente a faca, a espátula, a escova e o pincel, não esquecendo o aerosol, o acrílico e o óleo.

Durante algum tempo a pintora teve um contrato com uma galeria de arte, que rescindiu devido a “certas normas de pintar” que lhe eram “impostas” pela Direção da galeria.

Com mais de 80 telas realizadas, muitas que já vendeu, Elisabeth Vaz apresenta no Consulado de Lyon, várias obras, de várias dimensões, e utilizando várias técnicas.

A exposição tem também como objetivo a venda das obras, mas o público pode visitar a exposição, durante os horários de abertura do Consulado ao público, durante esta época natalícia.