LusoJornal | Carlos Pereira (arquivo)

Elvira Fortunato comemora o Dia de Portugal em Paris

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

22 Governantes portugueses vão passar o Dia de Portugal com a Diáspora espalhada pelo Mundo. Nesta quinta-feira, a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, vem a Paris para participar nas comemorações organizadas pelo Embaixador José Augusto Duarte.

A meio da tarde vai ser prestada homenagem a Luís Vaz de Camões junto à estátua do poeta em Paris 16 e depois a comemoração vai ter lugar, dois dias antes da data oficial, no Palais d’Iéna.

O Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a Ministra da Defesa Nacional, Helena Carreiras, assinalam o Dia de Portugal na África do Sul, com o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas. Mas Paulo Cafôfo,permanece no continente africano para celebrar, com a Comunidade portuguesa na Namíbia.

Também em África estarão mais quatro governantes – o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, o Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Duarte Cordeiro, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, e a Ministra da Agricultura e Alimentação, Maria do Céu Antunes – que, respetivamente, se juntam aos portugueses e lusodescendentes em Moçambique, Cabo Verde, Angola e São Tomé e Príncipe.

Já em Macau, em pleno continente asiático, mas onde a língua portuguesa também é língua oficial, estará o Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros, André Moz Caldas, ao passo que na Oceânia, mais concretamente na Austrália, estará o Secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos.

No continente americano estarão sete membros do Governo. A norte, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, assinala o Dia de Portugal junto dos portugueses e lusodescendentes residentes no Canadá, ao passo que nos Estados Unidos da América, junto de duas das mais expressivas Comunidades portuguesas, estarão o Secretário de Estado dos Assuntos Europeus, Tiago Antunes, e a Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, em São Francisco e Newark, respetivamente.

Pela América Latina passarão o Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a celebrar junto da extensa Comunidade portuguesa na Venezuela, e a Ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva, que assinala o “10 de junho” na Argentina. Já o Secretário de Estado Adjunto do Primeiro-Ministro, António Mendonça Mendes, e o Secretário de Estado da Mobilidade Urbana, Jorge Delgado, estarão, respetivamente, no Brasil e na Colômbia.

Mais perto, para além de Elvira Fortunado em França, na vizinha Espanha vai estar o Ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, na Bélgica estará o Secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo, ao passo que, mesmo ao lado, o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Nuno Santos Félix, celebra Portugal junto da Comunidade portuguesa no Luxemburgo. Na Europa estará igualmente o Secretário de Estado da Educação, António Leite, que celebrará com a vasta comunidade na Suíça.

As celebrações do Dia de Portugal no Mundo

Cumprindo a tradição, a rede diplomática e consular portuguesa assinala o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas com largas centenas de atividades distintas, combinando iniciativas próprias com as do movimento associativo local, que mais uma vez se mobiliza para comemorar a efeméride – um esforço empreendido pelas associações lusófonas locais, que conta, em inúmeros casos, com o apoio das Embaixadas e Consulados.

Concertos, exposições, peças de teatro, evidenciando o trabalho de artistas portugueses, passando por cinema ou documentários, seminários, feiras tradicionais, momentos de leitura, entre muitas outras, são algumas das iniciativas agendadas para assinalar a data.

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]