Em La Roche-sur-Foron: Portugal é convidado de honra da ROCHEXPO

Foi inaugurada na semana passada, dia 1 de maio, a Feira Internacional 2019 da ROCHEXPO, na Haute-Savoie, que decorre até 12 de maio no Parque de exposições de La Roche-sur-Foron, uma cidade entre Annecy e Annemasse. Este ano, Portugal é o país convidado de honra.

A Feira da ROCHEXPO existe há quase 100 anos e conta sempre com mais de 100.000 visitantes e 600 expositores. Todos os anos há um país convidado de honra. Este ano foi Portugal, tendo em conta os laços sólidos entre Portugal e a França e as grandes Comunidades portuguesas que existem em França, designadamente na região de Auvergne Rhône-Alpes e em La Roche-sur-Foron, “que contribuem para o desenvolvimento económico e social da França e que honram o nome de Portugal com o seu trabalho e dedicação” como disse o Cônsul Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, presente na abertura do certame.

O Cônsul Geral de Portugal participou na cerimónia de inauguração às 10h30 do dia 1 de maio, que contou com a presença do Maire de La Roche-sur-Foron, Sébastien Maure, mas também do Prefet da região, do Presidente do Departamento, do Presidente da Região Auvergne-Rhône-Alpes e numerosos Maires, Senadores e outros Autarcas, bem como numerosos empresários e cidadãos portugueses entre os milhares de visitantes que assistiram.

O Cônsul-Geral aproveitou a ocasião para fazer um discurso em que sublinhou a amizade entre Portugal e a França e a importância das Comunidades portuguesas que residem em França e que “são um caso exemplar de integração através do seu trabalho, dedicação, espírito de sacrifício e valores de família e união que contribuem para o desenvolvimento económico e social da França”.

Luís Brito Câmara salientou igualmente o bom acolhimento por parte da França e das suas autoridades locais e regionais “aos milhares de Portugueses que vieram de Portugal há mais de 20, 30, 40, 50 anos e que honram o nome de Portugal”. O Cônsul-Geral relembrou ainda a amizade que liga Portugal à França, “que tem dado provas extremas como foi o caso da Batalha de La Lys em 1918 e em que milhares de Portugueses deram a sua vida pela França”. Finalmente ressalvou as excelentes relações económicas entre ambos os países, “a sólida situação económica de Portugal, das nossas empresas e tecido empresarial, que dinamiza as nossas exportações e leva Portugal além-fronteiras, para além do Turismo que atrai milhões de turistas franceses”.

Portugal está bem representado na ROCHEXPO com vários stands de produtos portugueses e um “Village Portugais”, tendo o Cônsul-Geral aproveitado para saudar e visitar os responsáveis pelos stands – Fumeiros de Portugal, Vinhos Douro, entre outros -, que apresentam diversos produtos portugueses de qualidade como o vinho, enchidos, azeite e queijos.

A ROCHEXPO é uma feira com produtos de várias áreas, desde carros, gastronomia, mobiliário e casa, até ao artesanato, lazer, turismo, eletrodomésticos ou jardinagem.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]