Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

Cinco portugueses foram distinguidos na sexta-feira passada com a Ordem do Mérito da República Portuguesa devido ao seu trabalho pela Comunidade portuguesa em França, ocasião que marcou também o primeiro ano do Embaixador Jorge Torres Pereira na capital francesa.

Do setor da construção civil à academia, a Embaixada de Portugal em França agraciou cinco Portugueses que pela sua atividade e intervenção cívica ganharam relevo na Comunidade. Os agraciados foram Ana Paixão, José Manuel da Costa Esteves, Mapril Baptista, Fernando Lopes e Jorge Mendes Constante.

Ana Paixão é leitora de língua e cultura portuguesa do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua na Universidade de Paris 8 e é também, desde 2010, a diretora da Casa de Portugal na Cidade Internacional Universitária de Paris. José Manuel Esteves é professor responsável da cátedra Lindley Cintra do Instituto Camões no Departamento de Estudo Lusófonos da Universidade Paris Nanterre.

Do mundo empresarial, também dois Portugueses foram distinguidos. Mapril Batista é empresário na região de Paris, no setor das ambulâncias, tendo já oferecido várias viaturas a cidades portuguesas. Já Fernando Lopes é empresário da construção civil, sendo ainda proprietário da Rádio Alfa – um dos principais órgãos de comunicação social português em França.

O único agraciado fora da região de Paris é Jorge Mendes Constante, advogado da região de Marseille. O seu gabinete tornou-se um ponto de referência para a Comunidade portuguesa e para as empresas portuguesas, sendo também membro fundador da Associação “Luso-Forum des Affaires”, em Marseille, e Administrador da Delegação regional da Câmara de Comércio e Indústria Franco-Portuguesa (CCIFP).

 

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 11 Votos
4.3
X