LusoJornal | Jorge Campos

Emblemático restaurante ‘Cintra’ acolheu almoço do Portugal Business Club de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41079″]

 

Na sexta-feira passada, dia 9 de dezembro, o Portugal Business Club (PBC) de Lyon organizou o seu almoço mensal com aderentes e convidados no restaurante Cintra, situado no 1° bairro de Lyon.

Nesse dia, o enólogo franco-português António Pinto foi convidado para apresentar a sua empresa – “Milesimes et Gourmandises” – e também os vinhos, sobretudo os Vinhos do Porto, que comercializa na região de Lyon.

“A convite dos Presidentes do PBC, Cláudio e Paulo, apresentei a todos os convivas a história do restaurante Cintra e também as propostas de Vinhos do Porto que podem acompanhar certos pratos da gastronomia francesa que foram servidos aqui hoje” explicou António Pinto.

“O café-restaurante Cintra tem uma história muito antiga e linda, e está ligada ao comércio dos vinhos da região do Porto desde os anos 1670, pela família britânica de William Warre. Nas suas projeções comerciais através da Europa, criaram este tipo de restaurantes onde eles comiam, pernoitavam e se encontravam para os negócios de vinhos, mas sempre com o nome de Cintra” contou António Pinto.

Na sua palestra, António Pinto explicou ainda que desde 2001 a Unesco classificou esta região do Douro como Património mundial da humanidade. Mas já muito antes, em 1756, tinha sido declarada pelo Marquês de Pombal, Ministro do Rei, como AOC Douro. Desde essa data foi sempre protegida e reconhecida como sendo a primeira região demarcada vinícola do mundo.

As plantações da vinha nesta região, calcula-se que tenham sido feitas há mais de dois mil anos, isto é, ainda na época da ocupação romana da Península ibéria.

Para acompanhar o “Saucisson Lyonais”, o conselho de António Pinto foi um Porto Fine Tawny com os seus sabores a fruta seca e uma doçura ligeiramente torrificada. O Galo cozinhado com vinho da Bourgogne, foi acompanhado por um Porto Fine Ruby com as suas cores vermelhas intensas e sabor aos frutos vermelhos. Na sobremesa, o Gelado de pera foi acompanhado de uma prova de um Porto branco Fine Tawny.

Todos os convivas apreciaram as explicações, informações e também as propostas de provas do enólogo António Pinto que foi muito aplaudido no final do almoço, onde também propôs a possibilidade de encomendas dos vinhos por ele comercializados para esta época festiva.

“A próxima atividade do PBC está prevista para a apresentação dos ‘Votos de Bom Ano Novo’ no dia 13 de janeiro” confirmou ao LusoJornal Cláudio Pinto Fernandes, Copresidente do Portugal Business Club de Lyon.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]