Emmanuel Demarcy-Mota vai presidir a Temporada Cruzada França-Portugal

O encenador e Diretor do Théâtre de la Ville, em Paris, Emmanuel Demarcy-Mota, foi nomeado esta semana para presidir a Temporada Cruzada França-Portugal. A nomeação foi anunciada conjuntamente pelos Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e da França, respetivamente António Santos Silva e Jean-Yves Le Drian, e pelos Ministros da Cultura Franck Riester e Graça Fonseca.

Este evento cujo conceito consiste numa programação comum pluridisciplinar, que irrigará os territórios dos dois países, nas áreas da cultura, da educação, da economia, do desporto e do turismo, vai ter lugar entre julho de 2021 a fevereiro de 2022. O anúncio tinha sido feito em julho de 2018 pelo Presidente Emmanuel Macron.

João Pinharanda e Victoire Bidegain Di Rosa foram nomeados Comissários gerais, o primeiro pela parte portuguesa e o segundo pela parte francesa.

O primeiro Comité misto de organização da Temporada Cruzada reunir-se-á em Paris a 18 e 19 dezembro de 2019.

Emmanuel Demarcy-Mota, nasceu em 1971, filho do encenador francês Richard Demarcy e da atriz Teresa Mota. Foi assistente de Direção no Théâtre de la Commune em Aubervilliers, antes de ser o mais jovem Diretor de uma Scène National em França, em Reims. É atualmente o Diretor do Théâtre de la Ville, em Paris e no primeiro Governo de António Costa foi convidado para ser Ministro da Cultura em Portugal, cargo que recusou, tal como também tinha recusado a Direção do célebre Festival de Teatro de Avignon, num convite que lhe tinha sido formulado diretamente por Nicolas Sarkozy.

O Comissário para a parte portuguesa é João Pinharanda, atual Conselheiro cultural na Embaixada de Portugal em Paris. É historiador com um mestrado em História de Arte, foi crítico de arte no Jornal de Letras e no jornal Público. Assegurou o comissariado de mais de uma centena de exposições em Portugal, Espanha, México, Brasil, França e Rússia.

Victoire Bidegain Di Rosa, é diplomada em História, titular de um mestrado em História Contemporânea pela Universidade Nanterre-Paris X, produtora, comissária de exposições e conselheira artística desde 2014. Ao longo de toda a sua carreira, trabalhou em numerosas Embaixadas de França, entre as quais em Portugal, em 2013 e 2014.

 

Ministério da Cultura e Fundação Calouste unem-se para Temporada Cruzada

O Ministério da Cultura e a Fundação Calouste Gulbenkian assinaram um protocolo, a desenvolver no âmbito da Presidência Portuguesa da União Europeia e da futura “Temporada Cruzada Portugal-França”, que envolve uma exposição dedicada a mulheres artistas portuguesas.

Segundo a Ministra da Cultura, Graça Fonseca, esta é a primeira etapa da “programação cultural que decorrerá em paralelo à Presidência Portuguesa da Conselho da União Europeia, no primeiro semestre de 2021”, e da iniciativa de intercâmbio “Temporada Cruzada Portugal-França 2021/22”.

A exposição “Artistas Mulheres em Portugal – De 1900 aos nossos dias” vai ter curadoria e coordenação científica da historiadora de Arte, Helena de Freitas, conservadora do Museu Calouste Gulbenkian, atualmente a viver em Paris e mulher do Conselheiro cultural João Pinharanda. A exposição vai incidir sobre a produção das artistas portuguesas, e a sua representação no país, atravessando o último século e as diferentes expressões que o caracterizam.

No segundo semestre de 2021, no contexto da “Temporada Cruzada Portugal-França”, a mostra estará no Centro de Criação Contemporânea Olivier Debré, na cidade francesa de Tours, um projeto do arquiteto português Aires Mateus.

Mais tarde, em data ainda por definir, a exposição será apresentada em Portugal.

Esta mostra insere-se no objetivo de “promover a igualdade de género” no setor da Cultura, “conferindo às mulheres artistas a visibilidade e o reconhecimento devido pelo seu papel para a Cultura e para a história das artes em Portugal”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]